A última etapa de sprint do campeonato Sul-Americano da Porsche GT3 Cup em 2016 terá Pedro Queirolo na posição de honra. O competidor do carro #13 fez a melhor volta no quali desta sexta-feira e vai partir ao lado de Marcelo Hahn na primeira prova da rodada dupla, com largada prevista para 16h25 deste sábado. Na segunda fila vão alinhar o bicampeão Ricardo Baptista, em terceiro, ao lado de Sylvio de Barros. O bicampeão Miguel Paludo sai em quinto, com Carlos Ambrósio a seguir. Campeão de 2016 por antecipação, Lico Kaesemodel, vencedor da categoria nacional no tradicional prêmio Capacete de Ouro na noite de quinta-feira, cravou o oitavo tempo do quali. A pole na classe Master ficou com Guilherme Figueirôa no carro #9, que vai partir em 13o no grid. Com Kaesemodel campeão por antecipação no geral e Maurizio Billi na classe Master, os holofotes estão na categoria de entrada, a Cup Sport, que tem quatro postulantes ao título. Considerando os descartes previstos em regulamento, Marcio Basso lidera com 72 pontos. Ambrósio tem 70, enquanto Hahn e Adalberto Baptista somam 69 cada um. Basso parte em 11o no grid, com Adalberto imediatamente a seu lado na prova deste sábado. Como tem uma prova apenas na programação, a classe Challenge realizou um treino livre no fim da tarde desta sexta-feira. Marcio Mauro foi o único a baixar da casa de 1min43s e fechou o dia com a melhor marca. Entre os postulantes ao título, Cristiano Piquet levou a melhor sobre o chileno Gonzalo Huerta. O Porsche #8 terminou em terceiro lugar, a despeito de alguns problemas de câmbio. Já o #7, com pneus muito usados, fechou a jornada com o oitavo tempo. O quali da Challenge acontece neste sábado, às 15h25.
Os treinos Cup Após dez minutos de quali, com todos os carros percorrendo cinco ou seis voltas, os dez primeiros eram: Queirolo, Paludo, Hahn, Baptista, Basso, Kaesemodel, Rodrigo Baptista, Ambrósio, Adalberto e Figueirôa. Após metade da sessão, os carros passaram pelos boxes para colocar novos pneus, para a última tentativa de volta lançada. A marca de Queirolo seguia hegemônica, mas Hahn, Baptista e Sylvio de Barros também entraram na casa de 1min38s faltando 10 minutos para a bandeirada. No final, subiu mais ainda a temperatura e não houve alteração nas principais posições.
Challenge Como na Cup, os tempos estabelecidos na primeira metade de treino permaneceram no alto da tela de cronometragem durante boa parte da sessão. Otavio Mesquita encabeçou a lista, seguido por Cristiano Piquet, Rodrigo Mello, Daniel Paludo e Gonzalo Huerta. Na marca de 15 minutos, Marcio Mauro estabeleceu 1min42s888 e assumiu a dianteira. Depois de se recuperar de uma escapada no início, Eloi Khouri entrou no top5 a 10 minutos da bandeirada. Então a pista melhorou, e com isso outros carros foram baixando suas melhores marcas: Daniel Paludo cravou o segundo tempo, Christian Hahn o quarto. A bandeira vermelha foi acionada a seis minutos do fim da sessão, para resgate do carro de Ramon Alcaraz, que vinha em 13o e escapou no Pinheirinho. E não houve tempo para mais nada. Os cinco primeiros terminaram na seguinte ordem: Mauro, Paludo, Piquet, Hahn e Mesquita.
Declarações dos pilotos
Sair na pole já é uma grande vantagem, ainda mais numa categoria tão disputada como a nossa. Acabei fazendo três voltas apenas com cada jogo de pneu. Na primeira saída estava com um pouco de sombra e acho que acertei logo a calibragem, fiz uma boa volta e veio o tempo. Depois a pista esquentou bastante e ficou bastante escorregadia, então mesmo com o segundo jogo de pneu não deu para melhorar o tempo. Então foi só aguardar e torcer contra os meus amigos para ficar com a pole. Deu certo e saímos de novo com a pole aqui em Interlagos Pedro Queirolo
Estamos ainda na dúvida sobre as condições do clima amanhã, mas espero uma corrida muito competitiva. Vou ficar alerta com os outros três concorrentes da classe Sport e meu objetivo é chegar na frente dos três nas duas corridas. Na última corrida de endurance passei por uma situação meio inusitada de ter que classificar com o carro que nunca tinha andado, que foi uma situação similar a chegar aqui no quali. Foi uma experiência nova e hoje tive mais esta. São desafios bacanas e acho que tivemos sorte e competência para ir bem na tomada Marcelo Hahn
Foi muito legal, surpreendente até. Consegui usar bem o pneu na melhor volta dele. Claramente funciona perfeitamente na primeira volta e depois é mais difícil vir tempo, então consegui aproveitar sem errar Sylvio de Barros
Fiquei contente porque sabia que seria um desafio chegar e rodar rápido –e ainda por cima não fiz a última prova de endurance, então tinha um tempo que não acelerava o Porsche. mas fiquei satisfeito com o sexto lugar. É verdade que o Hahn também chegou e fez uma volta rápida, ainda melhor que a minha. Mas na corrida tem bastante tempo para andar e vamos ver o que acontece Carlos Ambrósio
Tava bom com pneu usado. Com pneu novo melhorou, mas peguei tráfego duas vezes. Na minha melhor volta peguei um cara na Junção e outro no Café. Mas foi bom, vamos ver amanhã. Essa é uma corrida especial, diferente. Tem muita pressão. Vamos ver o que acontece na largada. Aí a partir da segunda volta a gente acalma e a gente vê o que faz. Por enquanto não tenho plano nenhum ainda Guilherme Figueirôa
Foi fantástico, nem eu esperava! O carro está muito bom. Acho que entrei na pista com o ajuste mais próximo do ideal em relação aos outros, então espero que a coisa fique mais difícil amanhã. Mas vamos ver, estou animado. Se chegar entre os cinco estou feliz Marcio Mauro
Foi um dia importante para termos um parâmetro para o acerto de amanhã. Fiquei satisfeito com minha volta. Amanhã promete! Daniel Paludo
A gente está muito otimista porque temos algum problema no câmbio –eles vão trocar inclusive. Nas reduções, as marchas não entravam, principalmente a segunda e a terceira. Perdia alguns décimos com certeza por causa disso. E mesmo assim conseguimos ficar em terceiro, então estamos muito bem Cristiano Piquet
Foi um dia difícil. Não andava em Interlagos há um ano, desde a etapa final do ano passado. Então pouco a pouco fui recuperando o ritmo. Estou ainda longe do melhor tempo, vim com os pneus bastante usados e fui um pouco mais conservador, para não cometer nenhum erro e tentar ficar o máximo possível na pista Gonzalo Huerta
Resultados Cup
Challenge
CONTATO Luis Ferrari 11 98666.8307 |