Queirolo é pole em Interlagos

A última etapa de sprint do campeonato Sul-Americano da Porsche GT3 Cup em 2016 terá Pedro Queirolo na posição de honra.

O competidor do carro #13 fez a melhor volta no quali desta sexta-feira e vai partir ao lado de Marcelo Hahn na primeira prova da rodada dupla, com largada prevista para 16h25 deste sábado.

Na segunda fila vão alinhar o bicampeão Ricardo Baptista, em terceiro, ao lado de Sylvio de Barros. O bicampeão Miguel Paludo sai em quinto, com Carlos Ambrósio a seguir.

Campeão de 2016 por antecipação, Lico Kaesemodel, vencedor da categoria nacional no tradicional prêmio Capacete de Ouro na noite de quinta-feira, cravou o oitavo tempo do quali. A pole na classe Master ficou com Guilherme Figueirôa no carro #9, que vai partir em 13o no grid.

Com Kaesemodel campeão por antecipação no geral e Maurizio Billi na classe Master, os holofotes estão na categoria de entrada, a Cup Sport, que tem quatro postulantes ao título.

Considerando os descartes previstos em regulamento, Marcio Basso lidera com 72 pontos. Ambrósio tem 70, enquanto Hahn e Adalberto Baptista somam 69 cada um. Basso parte em 11o no grid, com Adalberto imediatamente a seu lado na prova deste sábado.

Como tem uma prova apenas na programação, a classe Challenge realizou um treino livre no fim da tarde desta sexta-feira. Marcio Mauro foi o único a baixar da casa de 1min43s e fechou o dia com a melhor marca.

Entre os postulantes ao título, Cristiano Piquet levou a melhor sobre o chileno Gonzalo Huerta. O Porsche #8 terminou em terceiro lugar, a despeito de alguns problemas de câmbio. Já o #7, com pneus muito usados, fechou a jornada com o oitavo tempo.

O quali da Challenge acontece neste sábado, às 15h25.

 

 

Os treinos

Cup

Após dez minutos de quali, com todos os carros percorrendo cinco ou seis voltas, os dez primeiros eram: Queirolo, Paludo, Hahn, Baptista, Basso, Kaesemodel, Rodrigo Baptista, Ambrósio, Adalberto e Figueirôa.

Após metade da sessão, os carros passaram pelos boxes para colocar novos pneus, para a última tentativa de volta lançada. A marca de Queirolo seguia hegemônica, mas Hahn, Baptista e Sylvio de Barros também entraram na casa de 1min38s faltando 10 minutos para a bandeirada.

No final, subiu mais ainda a temperatura e não houve alteração nas principais posições.

 

Challenge

Como na Cup, os tempos estabelecidos na primeira metade de treino permaneceram no alto da tela de cronometragem durante boa parte da sessão.

Otavio Mesquita encabeçou a lista, seguido por Cristiano Piquet, Rodrigo Mello, Daniel Paludo e Gonzalo Huerta.

Na marca de 15 minutos, Marcio Mauro estabeleceu 1min42s888 e assumiu a dianteira.

Depois de se recuperar de uma escapada no início, Eloi Khouri entrou no top5 a 10 minutos da bandeirada.

Então a pista melhorou, e com isso outros carros foram baixando suas melhores marcas: Daniel Paludo cravou o segundo tempo, Christian Hahn o quarto.

A bandeira vermelha foi acionada a seis minutos do fim da sessão, para resgate do carro de Ramon Alcaraz, que vinha em 13o e escapou no Pinheirinho.

E não houve tempo para mais nada.

Os cinco primeiros terminaram na seguinte ordem: Mauro, Paludo, Piquet, Hahn e Mesquita.

 

Declarações dos pilotos

 

Sair na pole já é uma grande vantagem, ainda mais numa categoria tão disputada como a nossa. Acabei fazendo três voltas apenas com cada jogo de pneu. Na primeira saída estava com um pouco de sombra e acho que acertei logo a calibragem, fiz uma boa volta e veio o tempo. Depois a pista esquentou bastante e ficou bastante escorregadia, então mesmo com o segundo jogo de pneu não deu para melhorar o tempo. Então foi só aguardar e torcer contra os meus amigos para ficar com a pole. Deu certo e saímos de novo com a pole aqui em Interlagos

Pedro Queirolo

 

 

Estamos ainda na dúvida sobre as condições do clima amanhã, mas espero uma corrida muito competitiva. Vou ficar alerta com os outros três concorrentes da classe Sport e meu objetivo é chegar na frente dos três nas duas corridas. Na última corrida de endurance passei por uma situação meio inusitada de ter que classificar com o carro que nunca tinha andado, que foi uma situação similar a chegar aqui no quali. Foi uma experiência nova e hoje tive mais esta. São desafios bacanas e acho que tivemos sorte e competência para ir bem na tomada

Marcelo Hahn

 

Foi muito legal, surpreendente até. Consegui usar bem o pneu na melhor volta dele. Claramente funciona perfeitamente na primeira volta e depois é mais difícil vir tempo, então consegui aproveitar sem errar

Sylvio de Barros

 

Fiquei contente porque sabia que seria um desafio chegar e rodar rápido –e ainda por cima não fiz a última prova de endurance, então tinha um tempo que não acelerava o Porsche. mas fiquei satisfeito com o sexto lugar. É verdade que o Hahn também chegou e fez uma volta rápida, ainda melhor que a minha. Mas na corrida tem bastante tempo para andar e vamos ver o que acontece

Carlos Ambrósio

 

Tava bom com pneu usado. Com pneu novo melhorou, mas peguei tráfego duas vezes. Na minha melhor volta peguei um cara na Junção e outro no Café. Mas foi bom, vamos ver amanhã. Essa é uma corrida especial, diferente. Tem muita pressão. Vamos ver o que acontece na largada. Aí a partir da segunda volta a gente acalma e a gente vê o que faz. Por enquanto não tenho plano nenhum ainda

Guilherme Figueirôa

 

Foi fantástico, nem eu esperava! O carro está muito bom. Acho que entrei na pista com o ajuste mais próximo do ideal em relação aos outros, então espero que a coisa fique mais difícil amanhã. Mas vamos ver, estou animado. Se chegar entre os cinco estou feliz

Marcio Mauro

 

Foi um dia importante para termos um parâmetro para o acerto de amanhã. Fiquei satisfeito com minha volta. Amanhã promete!

Daniel Paludo

 

A gente está muito otimista porque temos algum problema no câmbio –eles vão trocar inclusive. Nas reduções, as marchas não entravam, principalmente a segunda e a terceira. Perdia alguns décimos com certeza por causa disso. E mesmo assim conseguimos ficar em terceiro, então estamos muito bem

Cristiano Piquet

 

Foi um dia difícil. Não andava em Interlagos há um ano, desde a etapa final do ano passado. Então pouco a pouco fui recuperando o ritmo. Estou ainda longe do melhor tempo, vim com os pneus bastante usados e fui um pouco mais conservador, para não cometer nenhum erro e tentar ficar o máximo possível na pista

Gonzalo Huerta

 

Resultados

Cup

  1. Pedro Queirolo 1min38s743
  2. Marcelo Hahn (S) 1min38s878
  3. Ricardo Baptista 1min38s950
  4. Sylvio de Barros 1min38s964
  5. Miguel Paludo 1min38s976
  6. Carlos Ambrósio (S) 1min39s326
  7. Marcel Visconde 1min39s331
  8. Lico Kaesemodel 1min39s479
  9. Rodrigo Baptista 1min39s496
  10. JP Mauro 1min39s707
  11. Marcio Basso (S) 1min39s825
  12. Adalberto Baptista (S) 1min39s899
  13. Guilherme Figueirôa (M) 1min40s168
  14. Tom Filho (S) 1min40s233
  15. Werner Neugebauer 1min40s353
  16. Darío Giustozzi (M) 1min40s501
  17. Maurizio Billi (M) 1min40s551
  18. Paulo Pomelli (M) 1min41s629
  19. Rodolfo Toni (S) 1min42s611
  20. Beto Leite (S) sem tempo

 

Challenge

  1. Marcio Mauro 1min42s888
  2. Daniel Paludo 1min43s337
  3. Cristiano Piquet 1min43s423
  4. Christian Hahn 1min43s441
  5. Otavio Mesquita 1min43s654
  6. Rodrigo Mello 1min44s139
  7. Eloi Khouri (S) 1min44s415
  8. Gonzalo Huerta 1min44s416
  9. Marcus Vario 1min44s678
  10. Luis Fernando Elias (S) 1min45s073
  11. Christian Germano (S) 1min45s192
  12. Mauricio Salla (S) 1min45s689
  13. Ramon Alcaraz (S) 1min46s416
  14. Paulo Tavares (S) 1min46s504
  15. Luca Seripieri (S) 1min46s865
  16. Guilherme Reischl (S) 1min47s412
  17. Fabian Gruccio (S) 1min47s680
  18. Guillermo Caso (S) 1min48s700
  19. Alejandro Pimentel (S) 1min54s177
  20. Rouman Ziemkiewicz (S) sem tempo

 

CONTATO

Luis Ferrari

imprensa@porschegt3cup.com.br

11 98666.8307

Posted in:
About the Author

Osires Nadal Júnior

Locução em autódromo, estádio, rádio, tv, palestra, cerimonial, formatura. Pauteiro, reporter, produtor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *