O Coritiba venceu por 2 a 0 o Paysandu, nessa quarta-feira (dia 4) à noite, no Couto Pereira, pela 14ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense ficou provisoriamente na 2ª colocação, com 23 pontos. No entanto, pode perder cinco posições até o final da rodada. A equipe do Pará está em 11º lugar, com 17 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.
Um dos gols da vitória do Coritiba foi do ponta Guilherme Parede, artilheiro do time na Série B com cinco gols em nove jogos. Ele também é o goleador do clube na temporada, com oito gols em 25 jogos. Em segundo lugar está o meia Yan Sasse, com três em 12 jogos na Série B (quatro gols em 19 partidas no total do ano). O segundo gol da partida dessa quarta-feira foi marcado pelo centroavante Bruno Moraes, que agora tem dois gols em nove jogos.
DESEMPENHO
O Coritiba teve uma atuação irregular. Foi perigoso nos contra-ataques, quando o Paysandu avançou e cedeu espaços. No entanto, teve dificuldades para criar chances quando o adversário marcou recuado. Além disso, o Coxa apresentou falhas na marcação e acabou criando chances para o rival. O Paysandu teve um jogador expulso no começo do segundo tempo e, minutos depois, conseguiu um pênalti, mas desperdiçou a cobrança.
ARBITRAGEM
O pênalti para o Paysandu é um lance polêmico. A imagem da TV deixa claro que Leandro Silva, do Coritiba, acertou a perna de Thomaz. No entanto, fica a dúvida se o toque foi forte suficiente para derrubar o atacante.
FASES
O Paysandu vive uma crise: só somou uma vitória nos últimos 12 jogos – seis empates e cinco derrotas nos demais. O Coxa estava há quatro jogos sem vencer – três empates e uma derrota.
TÉCNICO
O técnico Eduardo Baptista tem agora 12 jogos no Coritiba — cinco vitórias, cinco empates e duas derrotas.
ESCALAÇÃO
Os desfalques do Coritiba eram William Matheus (lesionado), Thalisson Kelven (suspenso) e Simião (suspenso). O técnico Eduardo Baptista modificou o esquema tático. Ele usou o 4-2-3-1 em todas as partidas desde que chegou ao clube. A exceção foi na última rodada, quando não contava com o meia Yan Sasse, suspenso por amarelos. Com isso, adotou o 4-1-4-1. Agora, com a volta de Sasse, o treinador retornou ao 4-2-3-1. O Paysandu não tinha Diego Ivo, Matheus Silva, Carlinhos, Willyam, Dionathã e Cassiano.
PRIMEIRO TEMPO
O Coritiba foi irregular no primeiro tempo. Criou cinco boas jogadas ofensivas e teve chances para fazer um placar elástico, mas pecou nas finalizações. Além disso, falhou demais na marcação e permitiu três jogadas perigosas do Paysandu. O time do Pará jogou avançado e permitiu espaços para contra-ataques. E foi dessa forma que o Coxa fez 1 a 0, aos 19 minutos. Wilson lançou, Guilherma Parede passou por dois adversários e chutou de fora da área: golaço.
SEGUNDO TEMPO
Aos 10 minutos, Timbó cometeu falta em Yan Sasse, levou o 2º amarelo no jogo e acabou expulso. O Paysandu ficou com um a menos. O Coxa acertou o travessão aos 15, em cruzamento rasteiro de Parede e chute de Pablo Thomaz. Em seguida, Yan Sasse foi substituído por Kady. Depois disso, o time paranaense recuou e aceitou a pressão do adversário. Aos 28, o Paysandu conseguiu um pênalti, mas Thomaz desperdiçou a cobrança. Depois, Eduardo Baptista ainda trocou Uillian Correia e Pablo Thomaz por Vinícius Kiss e Bruno Moraes, mantendo o mesmo esquema tático. O time paranaense só garantiu a vitória aos 45 minutos do segundo tempo, com gol de Bruno Moraes.
ESTATÍSTICAS
Ao final dos 90 minutos, o Coritiba somou 51% de posse de bola, 18 finalizações (7 certas), 88% de precisão nos passes e 10 escanteios. O Paysandu teve 49% de posse de bola, 14 arremates (6 certos), 82% nos passes e 9 escanteios. Os dados são do Footstats.
CORITIBA 2 x 0 PAYSANDU
Coritiba: Wilson; Leandro Silva, Romércio, Alex Alves e Chiquinho; Vitor Carvalho e Uillian Correia (Vinícius Kiss); Guilherme Parede, Yan Sasse (Kady) e Alisson Farias; Pablo Thomaz (Bruno Moraes). Técnico: Eduardo Baptista
Paysandu: Renan Rocha; Maicon Silva, Edimar, Timbó e Matheus Muller; Renato Augusto, Nando, Thomaz, Moisés (Mike) e Pedro Carmona (Perema); Claudinho (Magno). Técnico: Dado Cavalcanti
Gols: Guilherme Parede (19-1º) e Bruno Moraes (45-2º)
Expulsão: Timbó (9-2º)
Cartões amarelos: Timbó, Perema, Maicon Silva (P). Yan Sasse, Leandro Silva (C).
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Público: 4.326 pagantes (4.475 total)
Local: Couto Pereira