A participação da atleta tolenana Morgana Gmach, integrante da equipe de rendimento de Ginástica Rítmica da Sadia, nos Jogos Olímpicos, a partir desta sexta-feira, 5, representa um marco para o projeto em Toledo e é motivo de orgulho para o esporte e também para o Paraná. A avaliação é do empresário Pedrinho Furlan, coordenador da equipe de rendimento da Sadia, e um dos grandes incentivadores da modalidade. “É a confirmação de que temos uma estrutura física excelente, um corpo técnico de qualidade, uma gestão administrativa eficaz e a participação e o envolvimento das famílias, dando suporte às atletas para um treinamento adequado”, ressaltou o empresário.
Em Toledo, através de uma parceria, que envolve a prefeitura de Toledo, com o apoio do estado através de bolsas e da união, com a lei de incentivo ao esporte, do Sesi, com estrutura física e profissionais, o patrocínio da Sadia, e o co-patrocínio do O Boticário, Sanepar e Prati-Donaduzzi, além do apoio da Unimed Costa Oeste, o projeto de Ginástica Rítmica atende cerca de 1 mil crianças em escolinhas, além de manter uma equipe de rendimento com cerca de 60 atletas divididas todas as categorias.
Além de contar com uma ginasta nos Jogos Olímpicos pela segunda vez – a primeira vez foi com Nicole Muller, nas Olimpíadas de 2008, em Pequim – , complementa Furlan, a equipe tem medalhistas pan-americanas e sul-americanas, e pelo potencial e qualidade do trabalho realizado em Toledo atrai atletas de outros países. O Clube já recebeu ginastas da Argentina, Venezuela, Colômbia, Chile, Cabo Verde, Indonésia, entre outros países, em busca de aperfeiçoamento. Para o Rio 2016, a Ginástica de Toledo recebeu uma atleta de Cabo Verde, que finalizou o seu treinamento em Toledo.
“Acompanhamos de perto todo o desenvolvimento da Morgana Gmach, que desde pequena mostrou-se sempre guerreira e muito talentosa. Hoje ela já é uma fonte inspiração a muitas ginastas, que estão iniciando a carreira. Ter ela nos Jogos Olímpicos é motivo de orgulho para todos nós”, comenta a gestora da Associação Toledana de GR, Vilma Rohde. “É um resultado que não veio por acaso, teve inicio há muitos anos atrás, com um trabalho de base muito bem feito, muita dedicação da equipe técnica e principalmente da ginasta e apoio da família. Não podemos deixar de agradecer os nossos patrocinadores/parceiros/o poder público, que sempre acreditaram no trabalho desenvolvido”, reforçou.
Atleta conta nos dedos prazo para entrar em quadra
Na quinta-feira, 4, antes de viajar para o Rio de Janeiro para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, Morgana Gmach destacou que a equipe está num ritmo bastante intenso de treinamentos, focada nos Jogos. Na quarta, a equipe fez um último treino aberto ao público, em Aracaju, centro de treinamento da seleção brasileira. Ela disse que a equipe está treinando forte para fazer uma boa apresentação das duas séries no Rio de Janeiro e quem sabe garantir a participação nas finais. A equipe participa da abertura e retorna no sábado,6, para Aracaju, retomando os treinos, que deverão prosseguir durante toda a semana. No domingo, 14, volta para o Rio de Janeiro, permanecendo até o dia 22. As disputas do conjunto de GR serão nos dias 20 e 21 de agosto.
“O coração está batendo cada vez mais acelerado e a empolgação, a vontade de estar lá para fazer o melhor, cada vez aumenta mais. Estou contando nos dedos, pois cada vez está mais perto de realizar o meu sonho de entrar em quadra e representar o Brasil da melhor maneira possível”, afirmou Morgana.