Samba atravessado

O Athletico Paranaense perdeu por 1 a 0 para o Tolima, em Ibagué, na Colômbia, pela primeira rodada da Copa Libertadores. Com o resultado, o time brasileiro está em 4º (e último) lugar do Grupo G, sem pontos. A liderança é do clube colombiano, com três pontos. No outro jogo do grupo, Jorge Wilstermann e Boca Juniors empataram em 0 a 0, na Bolívia.

Na segunda rodada, o Athletico vai enfrentar o Jorge Wilstermann, na Arena da Baixada, em 14 de março. Os dois primeiros de cada grupo avançam para a próxima fase. O terceiro colocado entra na Copa Sul-Americana 2019.

A partida na Colômbia marcou a estreia oficial de quatro reforços: o lateral-direito Madson (ex-Grêmio), o ponta Braian Romero (ex-Independiente), o meia Tomás Andrade (ex-Atlético-MG) e o centroavante Marco Ruben (ex-Rosario Central). Os quatro já haviam atuado pelo Athletico em amistosos, mas esse foi o primeiro jogo por uma competição.

DESEMPENHO
O Athletico teve uma atuação irregular. Apresentou bom futebol em alguns momentos, mas cometeu muitas falhas individuais. O Tolima usou e abusou da bola aérea, seu ponto forte, e levou a melhor nesse tipo de jogada. Além do gol na bola parada, o time colombiano teve outras chances em jogadas pelo alto.

INVICTO
O Tolima nunca perdeu para brasileiros em casa — foram cinco vitórias e um empate. Os confrontos foram contra Vasco, Rio Branco-AC, Grêmio, Corinthians e Cruzeiro.

RETROSPECTO
O Athletico não tem bons números nos duelos contra colombianos. Foram 11 jogos contra adversários desse país, com duas vitórias, quatro empates e cinco derrotas.

TÉCNICO
Tiago Nunes soma agora 21 vitórias, nove empates e oito derrotas no comando do time principal do Atlético.

ESCALAÇÕES
O Athletico não contava com Jonathan e Lucho González, ambos em recuperação. O técnico Tiago Nunes manteve o esquema tático 4-1-4-1, usado nos amistosos de 2019. Camacho foi o único volante. A linha de quatro tinha Nikão (direita), Rony (esquerda), Bruno Guimarães (centro) e Tomás Andrade (centro). Em 2018, o treinador adotou o 4-2-3-1 como base. O Tolima não tinha desfalques significativos e usou o 4-3-3.

PRIMEIRO TEMPO
Já aos 9 minutos o Athletico perdeu um jogado por lesão. O lateral Madson sentiu dores musculares e deixou o jogo. Com Jonathan machucado, Tiago Nunes foi obrigado a improvisar e colocou o zagueiro Zé Ivaldo nessa posição. No início, equilíbrio total em campo. O Tolima apostava nas bolas longas para os três atacantes. O Athletico manteve seu estilo, com trocas de passes curtos desde a saída de bola, triangulações e muito apoio dos laterais. As três primeiras boas jogadas da partida foram do time paranaense, mas o Tolima marcou o gol primeiro. Aos 29, em cobrança de falta, González levantou para a área e Mostasilla cabeceou. Santos rebateu nos pés de Banguero, que aproveitou: 1 a 0. Depois do gol, o Athletico se perdeu no jogo e levou pressão.

SEGUNDO TEMPO
O começo do segundo tempo teve um início de reação do Athletico, que voltou a criar algumas jogadas interessantes pelas pontas. No entanto, o Tolima continuou levando perigo nas bolas aéreas. A melhor chance do Furacão foi aos dois minutos, quando Renan Lodi cruzou e Marco Ruben dividiu com o goleiro. A bola ainda bateu no zagueiro e na trave. Aos 20, Tiago Nunes tirou o volante Camacho e colocou o atacante Marcelo Cirino. O time paranaense chegou com mais facilidade ao terço final do campo, mas a partir dali teve dificuldades para criar chances.

ESTATÍSTICAS
Em 90 minutos, o Athletico somou 16 finalizações (5 certas), 59% de posse de bola, 81% de eficiência nos passes e 9 escanteios. O Tolima arrematou 15 vezes (6 certas) e teve 41% de posse de bola, 72% de eficiência nos passes e 6 escanteios. Os dados são do SofaScore.

TOLIMA 1 x 0 ATHLETICO
Tolima: Montero; Arboleda, Quiñones, Mostasilla e Banguero; Carrascal (Gordillo), Larry Vasquez e Robles; Luis González (Balanta), Albornóz (Alex Castro) e Marco Pérez. Técnico: Alberto Gamero
Athletico: Santos; Madson (Zé Ivaldo), Thiago Heleno, Léo Pereira e Renan Lodi; Camacho (Marcelo Cirino), Tomás Andrade, Bruno Guimarães, Nikão (Braian Romero) e Rony; Marco Rúben. Técnico: Tiago Nunes
Gol: Banguero (29-1º)
Cartões amarelos: Robles, Arboleda (T). Léo Pereira, Thiago Heleno (A).
Árbitro: Piero Maza (Chile)
Local: Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué (Colômbia)

Locução em autódromo, estádio, rádio, tv, palestra, cerimonial, formatura. Pauteiro, repórter, produtor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

0 Comentários
voltar ao topo