Após a 13ª rodada do Grupo A8 da Série D ter sido finalizada, o São Joseense já sabe quais resultados precisa na última rodada para se classificar à segunda fase.
A vitória de sábado (15), por 1 a 0 no confronto direto contra o Brasil de Pelotas-RS, no Estádio do Pinhão, deixou o clube paranaense dependendo apenas de si para conseguir a classificação.
Mesmo que os resultados dos demais adversários do Grupo A8 não tenham sido tão favoráveis neste domingo (16), ainda assim o Tricolor do Pinhão está em boas condições para carimbar a vaga.
O Portal C+ Esportes fez um panorama da última rodada, que será disputada no próximo final de semana. Confira, abaixo, quais são os cenários para o São Joseense conseguir a classificação à segunda fase da Série D.
PANORAMA DO GRUPO A8
No momento, das oito equipes do Grupo A8, somente três tem o seu destino definido. Líder, com 26 pontos, o Hercílio Luz-SC já garantiu a ponta da chave, e apenas cumprirá tabela na última rodada.
O cenário é o mesmo de Aimoré-RS e Novo Hamburgo-RS. A dupla gaúcha, que tem 10 e 7 pontos, respectivamente, já está eliminada, e não brigarão por mais nada na derradeira partida do grupo. Entretanto, os três clubes estarão envolvidos nos demais jogos dos clubes que brigam pela classificação.
A classificação do Grupo A8 é a seguinte:
1º Hercílio Luz-SC – 26 pontos;
2º Caxias-RS – 20 pontos;
3º São Joseense – 20 pontos;
4º Camboriú-SC – 19 pontos;
5º Concórdia-SC – 19 pontos;
6º Brasil de Pelotas-RS – 17 pontos
7º Aimoré-RS – 10 pontos;
8º Novo Hamburgo – 7 pontos.
DO QUE O SÃO JOSEENSE PRECISA?
A campanha do São Joseense até o momento é a seguinte: cinco vitórias, cinco empates e três derrotas. Foram 14 gols marcados e 13 sofridos, com saldo positivo de um gol.
Para o Tricolor do Pinhão se classificar sem depender de nenhum outro resultado, basta vencer o duelo direto contra o Caxias-RS. Nesta situação, o clube paranaense garante a segunda posição do grupo.
Caso empate o seu jogo, a equipe vai a 21 pontos, mas ficará na dependência de outros resultados. Para se classificar, precisará que ou Camboriú-SC ou Concórdia-SC percam seus jogos. Assim, pelo menos a quarta posição será garantida.
O São Joseense pode, até mesmo, se classificar com uma derrota. Porém, o cenário para isso também dependerá de uma combinação de resultados.
Será preciso que o Camboriú-SC perca o seu jogo para o Novo Hamburgo-RS. Caso os catarinenses empatem, a situação fica complicada, pois o saldo de gols da equipe é melhor que o do Tricolor do Pinhão.
Caso o confronto entre Brasil de Pelotas-RS e Concórdia-SC também termine empatado, os catarinenses levariam vantagem no saldo de gols. Se houver um vencedor neste jogo, ele também leva vantagem sobre o São Joseense, que acabaria ultrapassado por dois adversários, sendo eliminado.
POSSÍVEIS ADVERSÁRIOS
Também é possível fazer uma projeção dos possíveis adversários do São Joseense na segunda fase da Série D, caso o clube confirme a classificação.
Como o regulamento da Série D prevê cruzamento olímpico, os confrontos da próxima fase serão entre os grupos A7 e A8.
Sendo assim, o Tricolor do Pinhão tem seis possíveis adversários: Patrocinense-MG, Maringá, Inter de Limeira-SP, Crac-GO, Ferroviária-SP e XV de Piracicaba-SP.
Os mineiros e os paranaenses, que ocupam as duas primeiras posições, são os únicos classificados até o momento. Os demais clubes lutam entre si pelas duas últimas vagas.
Se a primeira fase acabasse hoje, teríamos, inclusive, um duelo paranaense na próxima fase, entre Maringá e São Joseense. O FC Cascavel, outro representante do estado na disputa, também compõe o Grupo A7, mas não tem mais chances de classificação.
ÚLTIMA RODADA
A última rodada do Grupo A8 será toda disputada no próximo sábado (22), às 18h. Os jogos serão os seguintes:
Hercílio Luz-SC x Aimoré-RS, Estádio Aníbal Costa;
Caxias-RS x São Joseense, Estádio Centenário;
Camboriú-SC x Novo Hamburgo-RS, Gigantão das Avenidas;
Brasil de Pelotas-RS x Concórdia-SC, Estádio Bento Freitas.