Os carros da Stock Car entraram hoje na pista pela primeira vez em 2016 para um rápido treino de checagem (shakedown) em Curitiba antes da etapa de abertura do campeonato, a Corrida de Duplas, que será disputada no domingo na capital paranaense.

A grande novidade é que os carros estão mais leves e mais rápidos, aproximando mais a categoria em termos de tecnologia e aerodinâmica da DTM, a Stock Car alemã, como explica Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing, a recordista de pontos da história da categoria em uma única rodada dupla.

“As novidades podem melhorar em até meio segundo por volta o carro já na primeira corrida, sobretudo se a expectativa de diminuir o peso mínimo em até 20 quilos for confirmada e com as novas peças aerodinâmicas da frente. Tudo isso pode deixar o carro até meio segundo mais rápido por volta e muda completamente o ajuste para uma equipe de competição. Mais do que nunca, os treinos nesta etapa serão fundamentais, já que não há testes particulares”, diz Rodolpho.

O principal responsável pelas mudanças está no conceito aerodinâmico do carro: novas partes na dianteira vão gerar mais arrasto e com isso deixar os carros mais “pregados no chão”, o que os torna mais rápidos especialmente em curvas de média e alta velocidade, como explica o piloto curitibano Ricardo Zonta, da equipe Shell Racing.

“Como vamos ter mais apoio na frente, o conjunto todo melhora, especialmente em curvas de raio longo e contornadas em grande velocidade, de 150 a 200 km/h, como o S de Alta e a Curva Zero no circuito de Curitiba”, diz Zonta, campeão mundial de GT, de F-3000 e também com diversos anos na F-1.

A corrida também é especial para o curitibano, já que pode ser a última da Stock Car no tradicional circuito. “É uma notícia triste para todos os pilotos, não apenas os de Curitiba, já que a pista tem história na Stock Car: é a que mais recebeu provas da categoria depois de Interlagos. São décadas de tradição”, diz Zonta.

Para a temporada que começa mais rápida, a Shell Racing terá dois convidados que ostentam o título de campeão mundial: Nelsinho Piquet, atual detentor do título da Fórmula E, forma dupla com Átila Abreu, que faz sua estreia no time em Curitiba. Já Zonta correrá com o bicampeão mundial de FIA GT Laurens Vanthoor – será a primeira vez dos dois juntos, mas o belga já foi convidado da Shell Racing na Corrida de Duplas de 2015, disputada em Goiânia.

“Serão muitas novidades em 2016 já nesta primeira corrida, não apenas pelo carro mas também por minha estreia na Shell Racing. Espero construir uma história repleta de conquistas na categoria com a equipe”, explica Átila.

Em termos de segurança, outra novidade é o tanque de combustível. A caixa de alumínio passa a ser de fibra de carbono, mais leve, resistente e segura, ajudando na absorção de impacto em caso de acidentes (diferente de uma bolsa de borracha que leva toda a gasolina, como já era no passado). A posição do tanque está mais baixa para facilitar a saída do piloto pelo lado direito do carro em caso de necessidade.

Por fim, o conjunto da direção também foi substituído: caixa e bomba de direção foram atualizados por peças mais modernas, mais eficientes e de custo mais baixo. “Em termos de segurança e melhoria aerodinâmica, caminhamos um passo em direção ao DTM, que é o melhor modelo para a Stock Car. Em relação à direção, talvez fique mais próximo aos carros de rua e isso exigirá uma adaptação dos pilotos”, explica Mattheis.

As atividades de pista em Curitiba seguem amanhã, com a primeira participação em treinos livres dos pilotos convidados. O classificatório ocorre no sábado, às 12h, com transmissão ao vivo do Sportv, que também exibe a corrida de 65 minutos de duração, a partir das 12h30.

Confira a programação completa da Stock Car em Curitiba:

Quarta-feira, 2 de março
13h00 – 13h50 – Reconhecimento de pista (pilotos e chefes de equipe)
15h40 – 16h00 – Shakedown (Grupo 1 – pilotos titulares) Stock Car
16h10 – 16h30 – Shakedown (Grupo 2 – pilotos titulares) Stock Car

Quinta-feira, 3 de março
10h00 – 10h40 – 1o Treino Extra (Grupo 1 – pilotos titulares) Stock Car
10h50 – 11h30 – 1o Treino Extra (Grupo 2 – pilotos titulares) Stock Car
13h30 – 14h10 – 2o Treino Extra (Grupo 1 – pilotos titulares) Stock Car
14h20 – 15h00 – 2o Treino Extra (Grupo 2 – pilotos titulares) Stock Car

Sexta-feira, 4 de março
08h00 – 09h00 – 1o Treino (piloto convidado) Stock Car
09h10 – 10h10 – 1o Treino (piloto convidado) Stock Car
12h30 – 13h10 – 2o Treino (qualquer piloto) Stock Car
13h20 – 14h00 – 2o Treino (qualquer piloto) Stock Car
16h45 – 17h45 – Foto oficial (todos os pilotos) Stock Car

Sábado, 5 de março
08h40 – 09h20 – 3o Treino (qualquer piloto) Stock Car
09h30 – 10h10 – 3o Treino (qualquer piloto) Stock Car
12h00 – 13h00 – Classificação Stock Car

Domingo, 6 de março
12h30 – Largada Stock Car

Related Posts

Facebook Comments