Tênis: Copa Feminina vale pontos na ATP

A chave principal da etapa de Curitiba da Copa Feminina de Tênis começa nesta terça-feira (16) e o Brasil viu sua representação aumentar de sete para 12 representantes. A organização divulgou os últimos quatro convites e a lista acabou rodando de última hora, beneficiando mais tenistas da nossa “Armada” no Graciosa Country Club. O evento, da série W15, distribui US$ 15 mil (R$ 73,3 mil na cotação atual) e pontos para o ranking mundial. A realização é do Instituto Sports.

Na tarde desta segunda-feira (15), os organizadores realizaram o sorteio da chave, que apresenta a argentina Jazmin Ortenzi, 657ª do ranking da WTA, como a principal favorita. A tenista de 21 anos aguarda uma jogadora que sairá do qualifying. Do outro lado do quadro, a paulista Ana Candiotto, 727ª do mundo, é a segunda cabeça e fará sua estreia contra a conterrânea Catarina Melleiro, 1139ª.

A paulista Júlia Konishi, 774ª do ranking, é a terceira pré-classificada e já estreia nesta terça contra a catarinense Carolina Bohrer Martins, que entrou graças a um convite. O jogo está marcado para começar por volta das 15h (horário de Brasília) na quadra central do Graciosa.

Um pouco antes, a brasiliense Maria Luísa Oliveira, 1199ª do ranking, faz seu primeiro jogo contra a mexicana Marian Gomez Cano, 1177ª, na quadra 5. Ambas disputaram o torneio em Curitiba no ano passado e a brasileira de 17 anos guarda boas recordações.

“Já a enfrentei quando tinha 13 anos, mas faz muito tempo. Vi ela treinando aqui ontem, mas estou confiante em fazer uma boa primeira rodada. Adoro jogar aqui em Curitiba, tenho ótimas lembranças do ano passado, é um lugar que me sinto bem. Amanhã quero entrar solta e feliz, porque assim as coisas vão vir para meu lado”, analisou a brasiliense, que chegou às oitavas em 2022.

A programação desta terça, com 18 jogos, ainda reserva a estreia da paranaense Paola Ueno Dalmonico, 1366ª da WTA e que entrou também por um convite da organização. Ela vai encarar a paulista de 15 anos, Helena Bueno, em partida que começa às 18h, na sessão noturna.

PRIMEIRO DIA

Pelo qualifying, oito brasileiras venceram seus primeiros compromissos nesta segunda e estão a uma rodada de ingressar na chave em Curitiba. Destaque para a mato-grossense Luis Silvestre e a paulista Alice Ghiraldi, de apenas 14 anos, que conquistaram seus primeiros triunfos em um torneio do circuito ITF World Tennis Tour.

Natural de Rondonópolis, Luisa derrotou a holandesa Emma Van Poppel, cabeça de chave 4, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6(4) e 7/5 após duras 2h15. “Não tenho palavras para descrever minha felicidade. É meu primeiro torneio como profissional e já bato uma jogadora muito difícil como ela, que bate plano e vai para cima. Quero agradecer a todos pelo convite e a confiança. Amanhã também vou dar meu melhor”, comemorou a tenista de apenas 16 anos.

No duelo mais longo do dia, a jovem Alice Ghiraldi levou a melhor em batalha de 2h25 contra a compatriota Nicole Roberta Serraglio, 8ª cabeça no quali, por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 6/7(1) e 10-8.

Além das duas, o Brasil marcou presença na rodada decisiva do qualifying com Letícia Garcia Vidal, Bianca Bernardes, Bruna Melato, Nicolly Ferreira, Cecília Costa e Isabel Oliveira.

A rodada desta terça se inicia com a definição do qualifying, a partir das 10h. A chave principal dá seu pontapé inicial na parte da tarde. A entrada é gratuita ao público no Graciosa Country Club.

Veja os resultados desta segunda-feira do Ano III – Copa Feminina de Tênis, em Curitiba:

Ana Paula Neffa De Los Ríos (PAR) [1] d. Luiza Eidelvein (BRA), 6/1 e 6/2
Luciana Blatter (ARG) [2] d. Suzana Faucz (BRA), 6/0 e 6/1
Juliana Rodriguez (URU) d. Mariana Gomes Sorrilho (BRA) [16], 6/1 e 6/2
Bianca Bernardes (BRA) [9] d. Isabeli Andreola (BRA), 7/5 e 6/2
Paloma Goldsmith Weinreich (CHI) [3] d. Yasmin Bohnenberger de Aguirres (BRA), 7/6(1) e 6/1
Luisa Silvestre (BRA) d. Emma Van Poppel (NED) [4], 7/6(4) e 7/5
Letícia Garcia Vidal (BRA) [5] d. Julia Machado (BRA), 6/3 e 6/0
Alessandra Cáceres (CHI) [6] d. Marina Adati (BRA),
Nicolly Ferreira (BRA) [11] d. Carolina Neckel de Souza (BRA), 6/3 e 6/0
Cecília Costa (BRA) [10] d. Manuela Dejean (BRA), 6/4 e 6/4
Alice Ghiraldi (BRA) d. Nicole Roberta Serraglio (BRA), 7/5, 6/7(1) e 10-8
Alessandra Cáceres (CHI) [6] d. Marina Adati (BRA), 6/1 e 6/1
Bruna Melato (BRA) [12] d. Giovanna Gomes Ferreira (BRA), 7/5 e 6/4
Isabel Oliveira (BRA) d. Julia Bortoluzzi Bianchin Bordignon (BRA), 4/6, 6/2 e 10-1
Susan Doldan (PAR) d. Isabelle Turra Karam (BRA), 6/3 e 6/1
Katja Markus (ARG) [7] d. Bianca Gonçalves Lampert (BRA), 4/6, 6/0 e 10-4

Locução em autódromo, estádio, rádio, tv, palestra, cerimonial, formatura. Pauteiro, repórter, produtor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

0 Comentários
voltar ao topo