As equipes que disputarão a Liga Ouro 2019 estão definidas. Nesta terça-feira (27/11), o Departamento Técnico da Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciou que a sexta edição da competição, que tem início previsto para o
mês de fevereiro, será jogada com sete clubes.
Basquete Blumenau (SC), Campo Mourão Basquete (PR), Cerrado Basquete (DF), Londrina Unicesumar Basketball (PR), PatoBasquete (PR), Rio Claro/Renata (SP) e Unifacisa (PB) serão as equipes que lutarão por uma vaga na próxima edição do NBB CAIXA.
Com isso, a Liga Ouro 2019 será representada por quatro Estados diferentes (Paraná, Paraíba, Santa Catarina, São Paulo) mais o Distrito Federal e estará presente em quatro das cinco Regiões do Brasil: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Dos sete times participantes, somente o Pato Basquete, da cidade de Pato Branco (PR), nunca disputou a Liga Ouro. De resto, todos já jogaram pelo menos uma edição.
Campeão da primeira edição da história, o Rio Claro está de volta à Liga Ouro para tentar seu retorno à elite do basquete nacional, assim como o Campo Mourão, que participou das últimas duas temporadas do NBB CAIXA.
Terceiro colocado da temporada anterior, o Londrina tentará mais uma vez a subida ao NBB CAIXA. Quem também marcou presença nas últimas edições foi o Blumenau, que disputará sua terceira Liga Ouro consecutiva.
Em relação à edição anterior, Unifacisa (PB) e Cerrado Basquete (DF) darão continuidade às suas jornadas rumo à elite do basquete nacional e disputarão a divisão de acesso ao NBB CAIXA mais uma vez.
Criada em 2014, a Liga Ouro teve cinco edições realizadas em sua história e já promoveu a subida de oito clubes para o NBB CAIXA, dentre eles clubes gigantes com tradição no futebol, como Vasco da Gama, Botafogo e Corinthians.
O próximo passo do calendário da Liga Ouro 2019 será a reunião de planejamento da competição, que acontecerá no dia 04 de dezembro, na sede da LNB, em São Paulo (SP). O campeonato tem início previsto para fevereiro de 2019.