Estadual de handebol começa neste fim de semana

Terá início no final de semana (sábado e domingo) o Campeonato Paranaense de Handebol 2017 – Categoria Livre, promovido pela Liga de Handebol do Paraná (LHPR) – Paraná Handebol. As disputas são na Chave Ouro, na Chave Prata e na Chave Bronze. A Chave Ouro terá sua disputa em Cascavel, nesta primeira etapa, com as etapas iniciais da Prata e da Bronze sendo disputadas em Toledo.

Chave Ouro

A primeira etapa da Chave Ouro será disputada em Cascavel, nos Ginásios Odilon Reinhardt (Neva) e Sérgio Mauro Festugatto (Ciro Nardi).  No feminino, a disputa é entre FAG/Cascavel/02, Prefeitura Municipal de Maringá/Unimed/Unifamma, Matelândia/Handebol, Dois Vizinhos/Handebol, Ponta Grossa/LHCG/Águia Sistem, Fecam/Ahandecam Campo Mourão, Secretaria de Esportes de Assis Chateaubriand e Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais. No masculino, os disputantes são Prefeitura Municipal de Maringá/Unimed/Unifamma, Fecam/Ahandecam/Integrado Campo Mourão, Ahandfoz/SMEL/Foz do Iguaçu, Cambé/SEME/Handebol, ACH/Lanalli/SEMEL/Cascavel, Campo Largo/EPH/PUC, DNB/Telecom/Tecplan/Floraí, Prefeitura Municipal de São Miguel do Iguaçu, Corbélia/HCC/Econômica Móveis, MRV/Unicesumar/Londrina e Jussara Handebol. Serão cinco etapas classificatórias (Cascavel, Floraí, Campo Mourão, Floraí e Maringá) e a última (semifinal e final), no mês de outubro, novamente em Maringá.

Os primeiros jogos da Chave Ouro, no sábado, serão os seguintes: Ginásio Sérgio Mauro Festugatto (Ciro Nardi): 15 horas – Matelândia/Handebol x Fecam/Ahandecam Campo Mourão (feminino), 16h30 – Prefeitura Municipal de Maringá/Unimed/Unifamma x Prefeitura Municipal de Assis Chateaubriand/Secretaria de Esportes (feminino), 18 horas – Prefeitura Municipal de Floraí/AFH x Saudade do Iguaçu/Handebol (masculino) e 19h30 – Fecam/Ahandecam/Integrado Campo Mourão x Prefeitura Municipal de Barbosa Ferraz/Handebol (masculino)

No Ginásio da Neva, acontecem mais quatro jogos: 15 horas – Ahandfoz/SMEL/Foz do Iguaçu x HCC/Econômica Móveis/Corbélia (masculino), 16h30 – FAG/Cascavel/ACH/02 x Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais (feminino), 18 horas – ACH/Lanalli/SEMEL/Cascavel x Jussara Handebol (masculino) e Prefeitura Municipal de Maringá/Unimed/Unifamma x MRV/Unicesumar/Londrina (masculino).

Nesta disputa da Chave Ouro, a FAG/Cascavel/02 defende o título no feminino, conquistado no ano passado (2016). As equipes Fecam/Ahandecam Campo Mourão, Secretaria de Esportes de Assis Chateaubriand e Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais chegam a Chave Ouro com o título, o vice-campeonato e a terceira colocação na Chave Prata de 2017, respectivamente. No masculino, a Prefeitura Municipal de Maringá/Unimed/Unifamma foi a campeã do ano passado, enquanto Corbélia/HCC/Econômica Móveis e Jussara Handebol chegam credenciadas pelo título e vice-campeonato obtidos também na Chave Prata 2017.

Chave Prata

Na Prata, a primeira etapa em Toledo será disputada pelas seguintes equipes: feminino – Prefeitura Municipal de Barbosa Ferraz/Katuxa, Odontonutri/Santa Helena, Curitiba/EPH/Cesmag, Prefeitura Municipal de Arapongas/Ahandara/CEEM, Prefeitura Municipal de Rebouças/Assorhand e Telêmaco Borba/Handebol; e masculino – UEPG/LHCG/Ponta Grossa, Município de Marechal Candido Rondon, Prefeitura Municipal de Rebouças/Assorhand, Saudade do Iguaçu/Handebol, Prefeitura Municipal de Toledo/ATH/APEF, Prefeitura Municipal de Barbosa Ferraz/Katuxa, Handquedas/Farma Vida/Quedas do Iguaçu, Odontonutri/Santa Helena, Telêmaco Borba/Handebol e AGH/Guarapuava. A segunda etapa será em Tapejara e Cianorte (data à ser definida), a terceira em Dois Vizinhos e a final nos dias 2 e 3 de setembro, novamente em Toledo. Os jogos desta primeira etapa serão disputados nos Ginásios Alcides Pan, Clube Toledão e Yara Club.

Chave Bronze

A Chave Bronze terá três etapas neste ano. Além desta primeira, em Toledo, serão mais duas, em Tapejara e Cianorte (data à definir) e a última em Dois Vizinhos (5 e 6 de agosto). A disputa será apenas no masculino, envolvendo as equipes EPH/PUC/Handebol (Curitiba), Prefeitura Municipal de Francisco Alves/Handebol, Prefeitura Municipal de Alto Paraná/Handebol/DCC, Tapejara/Handebol, Prefeitura Municipal de Iretama/Handebol, Visãonet/AC/AGH/Prefeitura Municipal de Goioerê, Prefeitura Municipal de Bom Sucesso, Prefeitura Municipal de Ibiporã/Handebol, Prefeitura Municipal de Umuarama/Handebol, Kit Bras/Handebol Loanda, Dois Vizinhos/Handebol, Clube de Handebol Apucarana e Prefeitura Municipal de Arapongas/Ahandara/CEEM. Os jogos desta primeira etapa também serão disputados nos Ginásios Alcides Pan, Clube Toledão e Yara Club.

Expectativas

As expectativas do Presidente da Liga de Handebol do Paraná (LHPR) – Paraná Handebol, Richarde Cesar Salvador, para este ano de 2017, são positivas. “Temos observado um excelente nível técnico na disputa de ambas as Chaves (Ouro, Prata e Bronze) ao longo dos anos. A modalidade (handebol) vem crescendo, os trabalhos de base nas cidades tem tido ampla evolução e muitos bons atletas tem sido revelados. E nossa expectativa é ter mais um grande ano e uma equilibrada disputa, bem como qualidade, não só dentro de quadra, mas também fora delas, por parte de nós dirigentes, dos técnicos e demais componentes das equipes”, enfatiza o dirigente.

A disputa

O Campeonato Paranaense de Handebol 2017 – Categoria Livre, é promovido pela Liga de Handebol do Paraná (LHPR) – Paraná Handebol, junto com a Federação Internacional de Handebol, a Confederação Brasileira de Handebol, a Associação Paranaense de Árbitros de Handebol (APAH), o Banco do Brasil, o CREF9/PR, Correios, Caio Eventos e Taluana Sports.

Posted in:
About the Author

Osires Nadal Júnior

Locução em autódromo, estádio, rádio, tv, palestra, cerimonial, formatura. Pauteiro, reporter, produtor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *