Os atletas paranaenses terão que esperar um pouco mais para voltarem às quadras para as disputas de competições como Jogos Escolares, Jogos Abertos, Jogos da Juventude, entre outros que formam o calendário oficial do esporte paranaense.
Por se tratar de órgão estatal, o Instituto Paranaense da Ciência e do Esporte anunciou a suspensão de todos os seus projetos, seguindo a tendência em virtude do Covid-19.
NOTA OFICIAL DO ESPORTE – COVID 19
Em respeito ao Decreto Nº 4230/2020 do Governo do Estado do Paraná – e de acordo com as orientações da Secretaria de Estado da Saúde – que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus – COVID-19, a Superintendência Geral do Esporte, vinculada à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, toma as seguintes medidas:
- Ficam suspensos, por tempo indeterminado e até nova deliberação, todos os eventos organizados pela Superintendência do Esporte ou executados em parceria com outras instituições. Nesta decisão se enquadram o calendário dos Jogos Oficiais do Estado e o calendário de eventos do Ginásio do Tarumã;
- Ficam suspensas as atividades, inclusive as realizadas por instituições parceiras, na sede da Superintendência (Rua Pastor Manoel Virgínio de Souza, 1020, em Curitiba), incluindo as aulas na academia interna e o uso do auditório. Os treinamentos realizados no Ginásio do Tarumã também ficam suspensos;
- Programas cuja forma de execução não se enquadram nos dispositivos do Decreto Nº 4230/2020, caso do Geração Olímpica, Lei de Incentivo ao Esporte – PROESPORTE e Nota Paraná, estão em avaliação para que seja encontrada a melhor forma de serem executados sem que haja prejuízos aos participantes. Assim que este planejamento estiver definido, será divulgado nos canais oficiais da Superintendência do Esporte;
- A Superintendência também orienta que as atividades de escolinhas, projetos e eventos esportivos, desenvolvidos por associações, entidades e municípios paranaenses, sigam as mesmas determinações.
Tendo em vista esta suspensão e o possível cancelamento de ações que estavam previstas para 2020, a equipe da Superintendência do Esporte trabalha agora pela readequação dos calendários ao longo do ano e estuda ajustes de programas. A comunidade esportiva será informada de cada passo, conforme necessidade, nos canais oficiais (sites e redes sociais) do Esporte. Vale lembrar que essas ações são necessárias para preservar a segurança e a saúde dos cidadãos paranaenses e ajudar no controle do avanço da pandemia no estado. Elas têm validade enquanto estiver em vigor o Decreto Nº 4230/2020 e poderão ser alterados no decorrer do desenvolvimento do estado de emergência nacional em função do COVID-19.
HELIO WIRBISKI
Superintendente do Esporte