A disputa pela pole position da etapa de abertura da Fórmula Truck promete ser intensa neste sábado no Autódromo de Santa Cruz do Sul. Pelos dois treinos livres disputados na sexta-feira, são vários os favoritos para largar na frente. Wellington Cirino e Diogo Pachenki, os mais velozes nesta sexta, Paulo Salustiano, Felipe Giaffone e Leandro Totti, além de outros nomes fortes na mais popular categoria do automobilismo da América do Sul estão na relação.
O segundo treino livre desta sexta-feira teve pista molhada e pista seca. Momentos antes de a direção de prova abrir os boxes, como tem acontecido nos últimos dias na cidade, choveu forte em Santa Cruz do Sul, o que levou à paralisação dos treinamentos por cerca de 10 minutos. Seis pneus trocados, vários pilotos resolveram andar para ver o estado do traçado e conhecer os pneus Pirelli para chuva.
Quando faltavam cerca de 18 minutos para o fim do treino, se formou o trilho seco e algumas equipes resolveram trocar para os pneus slick. Aí, os tempos, que estavam acima dos 2 minutos por volta, foram caindo bastante e, no final, a melhor volta ficou com o Mercedes-Benz de Diogo Pachenki ao completar os 3.530 metros do autódromo em 1min45s1225, média de 120,9 km/h.
Neste sábado a Fórmula Truck terá o terceiro treino livre, que decide as posições pares e ímpares. Na primeira parte do treinamento que define o grid de largada da prova de abertura da temporada 2016 o Grupo A terá os pilotos que finalizaram em posições ímpares (1º, 3º, 5º, 7º…). No Grupo B estarão os pilotos das colocações pares: 2º, 4º, 6º, 8º e daí em diante. Os cinco primeiros colocados de cada série garantem vaga no Top Qualifying. Entre 15h05 e 15h15 os dez pilotos, entram todos juntos na pista, para ver quem larga na posição de honra.