O Campeonato Brasileiro de Turismo dá fim nesta semana, em Cascavel (PR), ao intervalo de oito semanas sem disputas. As corridas da quarta rodada dupla da temporada de 2016 serão disputadas no sábado (16) e no domingo (17) no Autódromo Internacional Zilmar Beux, cujo circuito de 3.058 metros tem a média de velocidade mais alta do calendário – Danilo Dirani marcou a pole position na etapa de 2015 a mais de 166 km/h.
A sétima e a oitava das 15 corridas previstas no calendário encaminham a quarta temporada do Brasileiro de Turismo à segunda metade. A liderança é do gaúcho Márcio Campos, atual campeão, que venceu as duas provas de 21 e 22 de maio em Goiânia (GO). “Depois de alguns contratempos nas primeiras etapas e cheguei a Goiânia em sétimo lugar no campeonato. Tivemos um fim de semana perfeito e viemos para a liderança”, lembra.
Campos destaca a perspectiva positiva da equipe para o evento em Cascavel. “É uma pista onde sempre me dei bem, foi lá que ganhei um título no Mercedes-Benz Challenge. Em 2014 fui segundo pelo Brasileiro de Turismo praticamente empurrando o carro do (Guilherme) Salas. No ano passado perdi a pole por 72 milésimos de segundo e terminei em sétimo depois de ser tirado da pista na largada. Iria disputar a vitória”, resume.
Piloto do carro número 31 da Motortech Competições, o atual campeão não esconde a “sensação de alívio” por voltar a correr. “Um intervalo tão longo sem corridas faz até a gente esquecer um pouco a sensação de estar no carro, mas em duas voltas isso se resolve, e é igual para todo mundo. Depois dessa etapa teremos mais oito semanas até as corridas em Interlagos. Assim, eu vejo o momento como muito importante para o campeonato”, pondera.
Com apenas nove pontos separando os quatro primeiros colocados na tabela de classificação, havendo 40 em jogo a cada fim de semana, Campos vê a regularidade como fator primordial para a disputa pelo título. “Nosso intuito é manter a liderança, quem sabe ampliar um pouquinho nossa vantagem. Vamos ter de olhar para os adversários mais próximos e manter a constância. Isso é que vai determinar a nossa chance de título”, finaliza.
A programação de pista do Brasileiro de Turismo na etapa de Cascavel prevê três sessões de treinos livres, uma por dia, com pista liberada às 15h50 de quinta-feira (14), às 10h45 de sexta (15) e às 10h30 de sábado, dia em que também haverá a tomada de tempos classificatória, marcada para as 13h10. A primeira corrida da rodada dupla, ainda no sábado, terá largada às 15h25. A segunda terá início às 9h35 do domingo.
CAMPEONATO BRASILEIRO DE TURISMO
(Classificação após 6 de 15 corridas)
1º) Márcio Campos (RS/Motortech Competições), 79
2º) Edson Coelho Júnior (MG/W2 Racing), 72
3º) Lukas Moraes (SP/RR Racing), 71
4º) Gabriel Robe (RS/Motortech Competições), 70
5º) Marco Cozzi (SP/C2 Team), 66
6º) Pietro Rimbano (SP/Voxx Racing), 64
7º) Raphael Reis (DF/Hitech Racing), 57
8º) Gustavo Myasava (PR/J. Star Racing), 53
9º) Adibe Marques (PR/Voxx Racing), 41
10º) Gabriel Casagrande (PR/C2 Team), 40
10º) Guto Matiazzi (PR/RZ Motorsport), 40
12º) Gustavo Frigotto (PR/RKL Motorsport 2), 36
12º) Mauri Zaccarelli (SP/Nascar Motorsport), 36
14º) Dennis Dirani (SP/W2 Racing), 22
15º) Felipe Donato (DF/J. Star Racing), 17
16º) Danilo Estrela (GO/Nascar Motorsport), 16
17º) Artur Fortunato (SP/J. Star Racing), 12