Recrutado em uma peneira no início de 2016, Gustavo Mendes passou a temporada treinando com o Keima Futsal/AFP e adquirindo experiência. Neste ano, o goleiro tem novo desafio na elite do futsal estadual e defenderá as cores do Caramuru na Chave Ouro e nos Jogos Abertos.
O arqueiro começou a treinar com a equipe castrense na última semana e será relacionado para a próxima partida da equipe. Com a expulsão de Rafinha no jogo contra o Foz, Gustavo substituirá o companheiro de clube pela segunda temporada seguida e viajará com a equipe para Pato Branco.
Além de estar integrado ao plantel adulto da equipe ponta-grossense, Gustavo conquistou outros feitos importante no último ano. O jovem atleta foi terceiro colocado na Taça Brasil sub-17 em Fortaleza. Com o bom desempenho na meta da AABB/Curitiba, foi pré-convocado para o Sul-Americano da categoria.
Antes de desembarcar no alvinegro de Castro, Gustavo entrou em quadra por duas vezes com a equipe de Imbituva nesta edição da Chave Bronze. Logo no primeiro jogo, deixou sua marca em um belo chute do meio da quadra.
Empolgado para esta temporada, Gustavo afirma que poder continuar jogando e buscar ter mais tempo dentro das quatro linhas, são os principais fatores para ter aceitado a proposta do técnico Garfinho: “Estou feliz por poder continuar treinando com regularidade, em contato com bons jogadores. Espero poder evoluir em Castro e brigar pela posição. O Rafinha é um grande goleiro, por isso sei que devo dar meu máximo o tempo todo para poder atuar”.