Clima olímpico toma conta da abertura dos JEPs

A cerimônia de abertura da 63ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) da classe B (12 a 14 anos), na noite desta sexta-feira (1), no Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão), em Apucarana, contagiou atletas e público presente com o espírito olímpico que já toma conta do país a pouco mais de uma mês para a abertura da Rio/2016.

Além do tradicional desfile com as delegações dos 32 Núcleos Regionais de Educação, a presença do judoca campeão olímpico Luciano Correia e da ex-ginasta Daiane dos Santos também abrilhantou a festa que reuniu autoridades regionais e estaduais com direito a casa cheia.

“Esse momento vai ficar marcado para o resto da vida”, disse o atleta Mateus Pimenta Martins, de 14 anos que vai competir no atletismo pelo Colégio Estadual Cerávolo, de Apucarana, que foi o condutor da tocha olímpica até entregar para o judoca Luciano correia que depois de dar uma volta pelo ginásio, ascendeu a pira olímpica, símbolo do período de jogos.

Para o judoca, investir no esporte de base é muito importante. “Mais importante ainda é a ligação entre o esporte e a educação”, afirmou.

Daiane dos Santos, que acompanhou a atleta de basquetebol do Colégio Platão de Apucarana, Georgia Lais Bovo, na leitura do juramento do atleta, também deixou um recado para os atletas: “Espero que eu e o Luciano sejamos um bom exemplo para que vocês possam ser os próximos nos Jogos Olímpicos. Quero lembrar que o melhor de tudo são as amizades que vocês vão fazer nos jogos”, disse ao lembrar aos alunos que nunca se esqueçam de além do esportes, se dedicarem às aulas.

Outras atrações como a apresentação de dança do Projeto Adolescer e do tenor Márcio Machado, que cantou a música Alegria, tema do Cirque du Soleil e ao final We Are The Champions (Queen) também agradaram o público.

MASCOTES RIO/2016
Os alunos das escolas que vão representar o Núcleo Regional de Educação de Apucarana nessa fase final dos Jogos Escolares, última delegação a desfilar, vieram acompanhados dos mascotes Vinicius, que simboliza a Olimpíada e Tom, que simboliza a Paralimpíada Rio/2016 e ainda carregaram uma réplica da tocha olímpica, símbolo que virou objeto para as mais variadas poses.

NO CORAÇÃO
“O esporte ainda faz parte, apesar das dificuldades, do coração das pessoas. Ele sobrevive à tudo”, apontou a coordenadora geral dos jogos, Márcia Tomadon. “Esse é um momento das crianças”.

O diretor de esportes da Secretaria de Esportes do Paraná, José Alberto de Campos, Betão, representou o Secretário de Esportes e Turismo do Estado do Paraná, Douglas Fabrício. Além de agradecer o trabalho e o empenho da cidade em receber os jogos e destacar os Núcleos de Educação, Betão também elogiou atletas e professores. “tenho certeza que muitos de vocês estarão nas Olimpíadas de 2024”, afirmou.

18 MODALIDADES

A competição abrange 18 modalidades no geral e mais 8 na categoria “Especial. As modalidades em disputa, nas categorias masculino e feminino, serão: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, lutas, natação, skate, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

LINHA TURISMO
Uma das aguardadas novidades desta final é a linha de turismo que vai levar alunos e professores para conhecer os pontos turísticos de Apucarana. Tudo o que os professores precisam fazer é cadastrar seus grupos de alunos junto à Secretaria Municipal Promoção Artística, Cultural e Turística. Outras atividades culturais também estão programadas, como dança no Centro de Convivência dos Jogos e cinema no Cine Teatro Fênix

Os Jogos Escolares do Paraná são realizados pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo em parceria com os municípios.

Locução em autódromo, estádio, rádio, tv, palestra, cerimonial, formatura. Pauteiro, repórter, produtor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

0 Comentários
voltar ao topo