Primeira Copa Paranaense de Futebol Masculino e Feminino Indígena, que acontece em Manoel Ribas, região norte central do Paraná, de 31 de março a 3 de abril.

A competição reúne integrantes de oito terras indígenas; Mangueirinha, Rio das Cobras, Marrecas, Ivaí, Faxinal, Queimadas, Apucaraninha e Barão Antonina, com 300 atletas. A abertura do evento aconteceu nesta quinta-feira (31) na Aldeia indígena Ivaí.

Os jogos servirão para selecionar os atletas que integrarão a Seleção Indígena do Paraná que disputará os Jogos Brasileiros Indígenas. “As disputas ocorrem nas categorias masculino e feminino. Teremos ainda uma feirinha de artesanato e do pinhão e a escolha da garota mais bela da Copa Indígena”, disse o cacique Zé Santana, da comissão organizadora.

O secretário de Estado do Esporte e do Turismo, Douglas Fabricio, afirma que o torneio aproxima os povos indígenas da civilização urbana. “Além de ampliar as opções para a prática do esporte, a realização da copa ainda incentiva a inclusão. É uma maneira de aproximar os povos. Os índios também aumentam o acesso ao esporte, que funciona como extensão das áreas da saúde e educação”.

Related Posts

Facebook Comments