Ex-jogador comanda projeto social do futebol

A paixão pelo esporte e a vontade de fazer mais pelo próximo move o atleta Dariva, que junto da Associação de Moradores do Bairro Bortot realiza o projeto social de futebol desde fevereiro de 2016. No campo de futebol da comunidade, que fica ao lado da subestação da Copel, o treinador treina todas as semanas, meninos de 9 a 16 anos. O projeto nasceu no Bortot e leva o nome do bairro, mas é aberto a crianças e jovens de Pato Branco.

Segundo Dariva, a principal finalidade do projeto é ajudar estes meninos a se tornarem cidadãos de bem no futuro.
“Queremos incorporar à prática do futebol como atividade cultural e de lazer, mas também de convívio social, contribuindo assim para o desenvolvimento da criança e do adolescente.”
Para o ex-atleta profissional, a filosofia do projeto é oportunizar a estes meninos a chance de aperfeiçoar a prática esportiva, e mais do que isso, jogar futebol e se integrar com os colegas têm surtido efeito no ambiente familiar e na escola.
“Cada dia que passa se percebe a evolução desses meninos tanto na parte técnica quanto na tática, e mais do que isso, há mudança dentro da família, na comunidade e na escola. Eles recebem aqui grandes noções de disciplina, com cumprimento de horários e cobrança de respeito e dedicação. Isso faz com que eles evoluam. Eles melhoram no estudo e como pessoas.”
Treinos na semana
Os treinos acontecem nas terças, quintas e sextas-feiras, nas categorias Sub-15 e Sub-17, respectivamente 25 e 23 alunos; há uma média de 50 participantes. Apesar da dedicação de muitas famílias, Dariva ressaltou que há os pais que ainda desconhecem que o filho tem o sonho de ser um jogador de futebol e até mesmo, que integra o projeto.

“Ainda há pais que não sabem que seu filho está treinando aqui, tem alguns que não sabem onde os filhos estão. Existe, infelizmente, aqueles que não se importam e não querem saber onde o filho está e não apoiam. Isso é triste, mas aos poucos, também tentamos mudar essa realidade. Fazemos de tudo para que essas crianças possam evoluir. É muito mais que apenas jogar bola.”
Dariva foi jogador profissional de futebol por 17 anos; parou a carreira em 1995. “Passei pelo Pato Branco, Operário de Ponta Grossa, Londrina, Cornélio Procópio, São Paulo, Mato Grosso do Sul. Tive uma grande experiência e o objetivo é transmitir o conhecimento aos futuros jogadores”, salientou.
E tem dado certo. O time Sub-17 disputa o Campeonato Catarinense e das quatro partidas que jogou, ganhou todas. O jogo mais recente foi neste domingo (6), em Itapiranga, com placar de 5 a zero. As viagens normalmente contam com o apoio das famílias, e quando possível, da Prefeitura Municipal. O projeto conta com parceria da Fadep (Faculdade de Pato Branco) e Mecânica Pasa – que dão suporte ao uniforme e materiais.
Os interessados em participar podem ligar nos telefones (46) 9 9918-6866 e 9 9141-6866 ou comparecer no campo Abel Bortot acompanhado de responsáveis.

 

Fonte: Diário do Sudoeste

Locução em autódromo, estádio, rádio, tv, palestra, cerimonial, formatura. Pauteiro, repórter, produtor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

0 Comentários
voltar ao topo