Os principais nomes da canoagem slalom no Brasil confirmaram o favoritismo e levaram o ouro no Campeonato Brasileiro da modalidade, neste domingo (14), no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu. Também não houve surpresa na disputa entre as equipes: o Instituto Meninos do Lago (Imel) – que vem dominando as competições nacionais nos últimos anos e representa os atletas de Foz – foi a associação campeã, com o triplo da pontuação da segunda colocada.
Ao todo, 93 atletas de sete equipes de várias partes do País participaram de 15 provas desde o inicio do evento, na terça-feira (9).
Representante do Imel e favorita entre as mulheres, Ana Sátila competiu no K1 (caiaque individual) e C1 (canoa individual) Feminino Sênior e venceu ambas. “Foram três dias longos, com duas descidas por categoria, ou seja, desci quatro vezes por dia. Cansa, mas vale a pena”, disse. Ao seu lado, no pódio do C1 estava sua irmã, Omira Estácia. O bronze ficou com Marina Souza. No K1, as três estiveram novamente no pódio, com uma diferença: Marina foi prata e Omira, bronze.
Invicto há nove anos no K1 do Campeonato Brasileiro, Pedro Gonçalves, o Pepê, também não deu chance para os adversários. “Por ser o favorito, tenho que mostrar o melhor a cada dia, a cada hora. Foi uma das provas mais difíceis do ano e estou muito feliz com esse resultado”, afirmou o atleta representante da Associação Pirajuense de Esportes Náuticos (Apen). A prata ficou com Fábio Rodrigues (Imel) e o bronze com Guilherme Mapelli, da equipe Asteca, de Três Coroas (RS).
Revelado pelo projeto social Meninos do Lago, o iguaçuense Felipe Borges – que já foi campeão pan-americano e disputou a Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016 – conquistou com tranquilidade o primeiro lugar no C1 Masculino Sênior.
Para ele, o nível da competição no Canal Itaipu mostrou que a canoa brasileira está cada vez melhor. “Meu desempenho foi muito bom e acho que mostramos que devemos também competir internacionalmente”, ressaltou. Thiago Serra, em segundo, e Denis Quellis, em terceiro, ambos da Associação de Canoagem de Piracicaba (Ascapi), de Piracicaba (SP), completaram o pódio.
Resultado entre as associações
O Instituto Meninos do Lago (Imel) encerrou o Campeonato Brasileiro com 3.100 pontos. Em segundo, com 925 pontos, uma surpresa: a Itiquira Canoagem Clube (Icac), do Mato Grosso (MT). O resultado foi comemorado pela associação mato-grossense, pois foi a primeira vez que ela superou a Associação Pirajuense de Esportes Náuticos (Apen), de Piraju (SP), a terceira colocada, com 883 pontos.