Os atletas e as comissões técnicas das categorias de base do Operário Ferroviário participaram, durante essa semana, de palestra sobre gestão de imagem nas redes sociais. A atividade foi realizada por videoconferência na terça-feira (30) com o time Sub-17 e na quinta-feira (2) com o Sub-19.
A palestra “Redes Sociais: imagem e conteúdo em jogo” foi ministrada pela profissional de marketing esportivo especialista em comunicação digital Debora Saldanha. Ela apresentou dados sobre acesso nas redes sociais, casos de exposição de atletas que repercutiram positiva e negativamente e deu dicas de conteúdos interessantes para compartilhar.
Durante a atividade, Debora explicou como uma boa gestão de imagem pode impactar na carreira de atleta. “Às vezes, a gente faz um vídeo que pode parecer banal, porque estamos postando em um perfil pessoal, e de repente isso pode ter uma proporção muito maior e acabar com um contrato de patrocínio ou prejudicar a carreira do atleta. Por isso, é necessário fazer uma gestão de imagem para além da carreira, porque o atleta tem essa questão da identificação do público e da torcida e a relação com as marcas, a possibilidade de patrocínios. Se você tem uma boa gestão de imagem, você também consegue lidar melhor com a pressão”.
O coordenador das categorias de base do Operário, Fabiano Castro, falou sobre a importância da palestra. “Essas atividades vão de encontro com o compromisso do clube com a formação integral dos jovens: não apenas a formação de atletas, mas de cidadãos. As parcerias são fundamentais para que a gente possa dar continuidade nesse compromisso, principalmente em época de isolamento social. O clube está buscando todas as formas possíveis de suprir essa lacuna que ficou pela falta de proximidade com os atletas. E estamos conseguindo fazer isso por meio dessas parcerias e dos profissionais que fazem parte do nosso staff”.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, as categorias de base do Operário suspenderam as atividades presenciais no dia 17 de março. Os atletas estão realizando treinamentos em casa com supervisão das comissões técnicas por videoconferência. Além dos treinos, eles também realizam cursos online, disponibilizados pelo Instituto Mundo Melhor, e participam de atividades pedagógicas semanais também em videoconferência.