Cascavel recebeu a Stock Car de braços abertos no final de semana para a realização da oitava etapa do campeonato da principal categoria do automobilismo brasileiro. Em corridas cheias de disputas, a vitória nas corridas 1 e 2 ficaram com Lucas di Grassi e Átila Abreu, respectivamente. A Stock Car agora ruma para o interior de São Paulo para a realização da nona etapa das 12 previstas na temporada. O palco será a cidade de Mogi Guaçu, no autódromo do Velo Città.
Na primeira disputa, Felipe Fraga largou da pole position e se sustentou na liderança até os pit stops, quando Di Grassi optou por não reabastecer – e só fazê-lo na segunda prova – e saiu à frente do piloto da Cimed, que fez a parada completa para troca de pneus e reabastecimento. Depois, coube a Lucas abrir vantagem para cruzar a linha de chegada com quase 11 segundos de diferença sobre o segundo colocado. Marcos Gomes completou o pódio na terceira posição.
“Nas primeiras voltas o carro não estava com bom desempenho, mas depois começou a crescer, talvez por eu ter conseguido preservar melhor o pneu prevenindo um desgaste maior em relação ao Fraga. Então comecei a atacar e entrei junto com ele nos boxes, o que foi importante, e a equipe fez um pit stop perfeito para que eu conseguisse sair na frente. A partir daquele momento foi só administrar – eu abria cerca de meio segundo por volta, e foi bem tranquilo. Ele tentou ficar perto, usando o push, mas não teve chance. Foi minha melhor corrida na Stock Car até agora, sem dúvida”, comemorou o piloto da Hero Motorsport, que conquista, em seu ano de estreia na categoria, sua terceira vitória na Stock Car. Coincidentemente, as duas anteriores também foram conquistadas no Paraná – em Curitiba e Londrina, respectivamente.
Em um bom final de semana, Julio Campos completou na quarta posição, seguido por Gabriel Casagrande, Cacá Bueno, Rubens Barrichello, Thiago Camilo, Lucas Foresti e Rafael Suzuki, que conquistou o décimo lugar – e o direito de largar na frente na segunda prova – com uma ultrapassagem sobre Felipe Lapenna na última volta.
A segunda corrida teve Rafael Suzuki se sustentando muito bem na liderança apesar dos ataques de Thiago Camilo. O piloto da Bardahl Hot Car permaneceu à frente mesmo após a janela de pit stops. No entanto, depois de ter usado todos os seus botões de ultrapassagem, Suzuki não conseguiu manter a ponta e foi superado por Camilo e Julio Campos.
A prova teve três intervenções do carro de segurança. A primeira aconteceu após o acidente entre Gabriel Casagrande e Denis Navarro. Gabriel bateu forte no guard-rail e foi levado ao Hospital São Lucas com dores musculares para exames mais detalhados de precaução, embora já não tenha sido detectada nenhuma fratura. Depois, Diego Nunes bateu no muro da reta principal, forçando a segunda entrada do safety car; e a terceira – e decisiva – aconteceu após a batida de Bia Figueiredo na entrada da reta, a nove voltas do final.
O carro de segurança entrou na pista na última volta da janela de pit stops, enquanto Rubens Barrichello e Átila Abreu realizavam suas paradas. Barrichello teve problemas durante o procedimento, e Àtila saiu à sua frente. Com os carros na pista em ritmo mais lento pelo regime de bandeira amarela, o piloto do carro #51 surgiu na frente de todos os concorrentes.
A jogada de Átila deu tão certo que a bandeira verde de relargada só veio a três voltas do final. Tentando atacar, Thiago Camilo teve um problema momentâneo de câmbio (que reduziu sozinho da quarta para a segunda marcha em plena reta prinicipal) e Suzuki não tinha mais botões de ultrapassagem disponíveis. Julio Campos passou para a segunda posição, mas não havia mais tempo de atacar.
Assim, Abreu cruzou a linha de chegada em primeiro, menos de um segundo à frente de Campos, que com o quarto lugar na primeira prova terminou como o maior pontuador da etapa de Cascavel. A Rafael Suzuki restou o consolo de fechar o pódio na terceira posição.
“Demorou um pouco para todo mundo entender que eu era o novo líder. Tanto que fui eu que avisei a equipe. Reagrupamos e eu só esperava um pódio, porque quem estava atrás era mais rápido. O Thiago teve um probleminha, o Suzuki não tinha mais push, e acabou dando certo. Temos de acreditar até o fim, e só tenho de agradecer a equipe, aos patrocinadores e ao público que encheu as arquibancadas do autódromo para torcer pela gente”, disse o vencedor, após uma corrida em que contou com muita sorte em um final de semana pouco competitivo, nas palavras do próprio piloto.
Thiago Camilo ainda terminou a prova em quarto lugar, seguido de Cacá Bueno, Max Wilson, Felipe Fraga, Antonio Pizzonia e o argentino Esteban Guerrieri completando os dez primeiros da prova.
Campeonato – A classificação do campeonato ficou mais apertada após a rodada dupla cascavelense, já que o líder Daniel Serra não pontuou em nenhuma das duas provas do fim de semana. O piloto da Eurofarma RC, atual campeão da Stock Car, abandonou a primeira prova após um furo no pneu dianteiro esquerdo, e na segunda corrida terminou apenas na 13ª posição. Assim, Felipe Fraga, que com um segundo e um sétimo lugares conquistados, marcou 32 pontos na etapa e agora fica a apenas 12 do líder.
Max Wilson, então vice-líder, cai para a terceira posição com 159, empatado com Marcos Gomes. Atrás deles, equilíbrio: Rubens Barrichello e Cacá Bueno aparecem separados por apenas um ponto (142 a 141) na quinta e sexta posição, respectivamente; Julio Campos soma 128 em sétimo com Átila Abreu em oitavo (112), Ricardo Zonta (99) e Lucas Di Grassi (98), que venceu a primeira prova mas abandonou a segunda, fechando os dez primeiros colocados na classificação geral.
Resultado da Corrida 1:
1. 11 Lucas Di Grassi (Hero Motorsport) – 39 voltas em 42min01s287
2. 88 Felipe Fraga (Cimed Chevrolet Racing) – a 10s595
3. 80 Marcos Gomes (Cimed Chevrolet Racing Team) – a 12s928
4. 4 Julio Campos (Prati-Donaduzzi Racing) – a 14s315
5. 83 Gabriel Casagrande (Vogel Motorsport) – a 15s271
6. 0 Cacá Bueno (Cimed Chevrolet Racing) – a 21s607
7. 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) – a 25s166
8. 21 Thiago Camilo (Ipiranga Racing) – a 25s362
9. 12 Lucas Foresti (Cimed Chevrolet Racing Team) – a 25s523
10. 8 Rafael Suzuki (Bardahl Hot Car) – a 30s322
11. 110 Felipe Lapenna (Cavaleiro Contuflex) – a 31s748
12. 70 Diego Nunes (Full Time Bassani) – a 38s791
13. 65 Max Wilson (Eurofarma RC) – a 51s084
14. 5 Denis Navarro (Cavaleiro Sports) – a 52s209
15. 1 Antonio Pizzonia (Prati-Donaduzzi Racing) – a 1min28s875
16. 10 Ricardo Zonta (Shell V-Power) – a 1 volta
17. 344 Esteban Guerrieri (Hero Motorsport II) – a 1 volta
18. 33 Nelson Piquet Jr (Full Time Bassani) – a 2 voltas
19. 46 Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) – a 3 voltas
20. 90 Ricardo Maurício (Full Time Sports) – a 5 voltas
21. 44 Bruno Baptista (Hero Motorsport) – a 6 voltas
NÃO COMPLETARAM
22. 29 Daniel Serra (Eurofarma RC) – a 11 voltas
23. 51 Átila Abreu (Shell V-Power) – a 16 voltas
24. 77 Valdeno Brito (Eisenbahn Racing Team) – a 21 voltas
25. 28 Galid Osman (Cavaleiro Sports) – a 21 voltas
26. 3 Bia Figueiredo (Ipiranga Racing) – a 23 voltas
27. 9 Guga Lima (Vogel Motorsport) – a 23 voltas
28. 116 Nestor Girolami (Bardahl Hot Car) – a 30 voltas
29. 18 Allam Khodair (Blau Motorsport) – a 38 voltas
30. 30 Cesar Ramos (Blau Motorsport) – a 38 voltas
MELHOR VOLTA: Lucas Di Grassi, 1min02s332 (176,6 km/h)
Resultado da Corrida 2:
1. 51 Átila Abreu (Shell V-Power) – 31 voltas em 42min05s782
2. 4 Julio Campos (Prati-Donaduzzi Racing) – a 0s610
3. 8 Rafael Suzuki (Bardahl Hot Car) – a 0s887
4. 21 Thiago Camilo (Ipiranga Racing) – a 2s870
5. 0 Cacá Bueno (Cimed Chevrolet Racing) – a 3s175
6. 65 Max Wilson (Eurofarma RC) – a 3s515
7. 88 Felipe Fraga (Cimed Chevrolet Racing) – a 3s751
8. 1 Antonio Pizzonia (Prati-Donaduzzi Racing) – a 4s642
9. 10 Ricardo Zonta (Shell V-Power) – a 5s192
10. 344 Esteban Guerrieri (Hero Motorsport II) – a 6s409
11. 80 Marcos Gomes (Cimed Chevrolet Racing Team) – a 7s363
12. 46 Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) – a 7s557
13. 29 Daniel Serra (Eurofarma RC) – a 8s098
14. 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) – a 8s917
15. 90 Ricardo Maurício (Full Time Sports) – a 8s972
16. 44 Bruno Baptista (Hero Motorsport) – a 10s134
17. 12 Lucas Foresti (Cimed Chevrolet Racing Team) – a 11s065
18. 110 Felipe Lapenna (Cavaleiro Contuflex) – a 11s865
NÃO COMPLETARAM
19. 3 Bia Figueiredo (Ipiranga Racing) – a 9 voltas
20. 33 Nelson Piquet Jr (Full Time Bassani) – a 11 voltas
21. 9 Guga Lima (Vogel Motorsport) – a 11 voltas
22. 77 Valdeno Brito (Eisenbahn Racing Team) – a 15 voltas
23. 116 Nestor Girolami (Bardahl Hot Car) – a 18 voltas
24. 70 Diego Nunes (Full Time Bassani) – a 23 voltas
25. 5 Denis Navarro (Cavaleiro Sports) – a 29 voltas
26. 11 Lucas Di Grassi (Hero Motorsport) – a 30 voltas
27. 83 Gabriel Casagrande (Vogel Motorsport) – excluído
MELHOR VOLTA: Thiago Camilo, 1min02s795 (175,3 km/h)
Classificação do Campeonato:
1. Daniel Serra, 191 pontos
2. Felipe Fraga, 179
3. Max Wilson, 159
4. Marcos Gomes, 159
5. Rubens Barrichello, 142
6. Cacá Bueno, 141
7. Julio Campos, 128
8. Átila Abreu, 112
9. Ricardo Zonta, 99
10. Lucas di Grassi, 98
11. Thiago Camilo, 91
12. Gabriel Casagrande, 78
13. Cesar Ramos, 61
14. Rafael Suzuki, 52
15. Allam Khodair, 50
16. Lucas Foresti, 45
17. Ricardo Maurício, 35
18. Vitor Genz, 31
19. Felipe Lapenna, 30
20. Diego Nunes, 19
21. Antonio Pizzonia, 19
22. Denis Navarro, 18
23. Bia Figueiredo, 17
24. Guga Lima, 14
25. Nelson Piquet Jr, 13
26. Sérgio Jimenez, 10
27. Tuka Rocha, 7
28. Agustín Canapino, 5
29. Guilherme Salas, 4
30. Bruno Baptista, 4
31. Valdeno Brito, 3
32. Esteban Guerrieri, 3
33. Galid Osman, 0
35. Nestor Girolami, 0