Após duas etapas classificatórias, o Campeonato Paranaense Sub-19 Série A feminino chega ao fim coroando a equipe do Martin Luther/Sicoob/Marechal Cândido Rondon com o quinto título na categoria, o terceiro consecutivo. A vitória foi sobre o Clube Curitibano/Expoente por 3 sets a 0, com parciais de 25/18, 25/18 e 25/23, nesta quarta-feira (21.11), no ginásio do Curitibano, na capital paranaense.
A disputa pela medalha de ouro, assim como os demais confrontos da etapa final foi transmitido ao vivo pela FPVTV, através do canal no YouTube e podem ser acessados posteriormente. O público pode conferir confrontos dignos de grandes equipes que duelam desde as categorias menores. Nesta etapa do campeonato, que é o limite da idade para muitas das atletas jogarem a base do voleibol paranaense, foram realizadas sete partidas em dois dias. (Confira abaixo a classificação final)
Na disputa pela terceira colocação a PM Palotina levou a melhor no confronto com a ADEPS/Londrina e fechou a partida em 3 sets a 0, com parciais de 25/14, 25/22 e 25/23, após 1h19 de jogo, garantindo o bronze na temporada.
O técnico do Martin Luther, Miro Santos, comemorou a conquista relembrando o ano difícil que a equipe passou e superação de cada uma das atletas nesse período. “Tivemos altos e baixos na temporada, com algumas lesões, mais conseguimos fazer uma reviravolta e recuperar toda a equipe, fechando o ano com mais um título, o terceiro consecutivo onde nesse período perdemos apenas uma partida para o Curitibano na segunda etapa. Isso mostra a qualidade do trabalho e das atletas. A comissão técnica está de parabéns, assim como os patrocinadores que investem e acreditam em nosso trabalho. Agora é só comemorar porque fechar o ano com chave de ouro nos deixa muito feliz porque é um grupo que está encerrando um ciclo. Estou muito feliz e realizado porque é um grupo fantástico que tem sede de vitória e trabalha todos os dias para isso”, afirmou Miro.
O técnico do Curitibano, Jorge Edson, lamentou a derrota do time que acreditava ter condições de buscar um resultado positivo mas assumiu que foram muitos erros para uma partida final que exige muita eficácia. “Apesar dos erros as parciais foram altas porque as meninas buscaram e quem veio ao ginásio pode ver que era um pouco fora da curva essa sequência de erros. Mas o mérito é de Marechal que se manteve consistente tanto nesta fase quanto nas demais, porém, mesmo assim, nossa equipe tinha condições de jogar muito melhor. No entanto, as duas equipes são muito consistentes e vêm de outras competições com boas classificações então isso é resultado de um trabalho feito dentro do nosso campeonato e que está se aperfeiçoando desde a base. Se conseguirmos manter isso nos próximos anos, teremos muitas alegrias. Claro que eu gostaria de coroar um trabalho ainda no Clube com um título de campeão nesta categoria de acesso mas o caminho é esse. Hoje não foi da forma que gostaríamos mas trabalhamos bastante e fica para a próxima vez porque hoje os parabéns são para a equipe que jogou melhor”, completou o técnico.
Melhores atletas
Líbero: Letícia (Maringá/Unifamma/Amavolei)
Levantadora: Luana (Clube Curitibano/Expoente)
Ponteiras: Gabrieli (Martin Luther/Sicoob/Marechal Cândido Rondon) e Gabriela (ADEPS/Londrina)
Centrais: Larissa (Martin Luther/Sicoob/Marechal Cândido Rondon) e Isabela (Clube Curitibano/Expoente)
Oposta: Mariana (Clube Curitibano/Expoente)
Atleta mais valiosa: Alexia (Martin Luther/Sicoob/Marechal Cândido Rondon)
Classificação
1º Martin Luther/Sicoob/Marechal Cândido Rondon
2º Clube Curitibano/Expoente
3º PM Palotina
4º ADEPS/Londrina
5º Maringá/Unifamma/Amavolei
6º PM Rolândia/ A.V.R.