A nona edição da Meia Maratona das Cataratas foi uma verdadeira celebração à natureza no Parque Nacional do Iguaçu. A prova foi realizada em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com a participação de 1.700 corredores. A corrida, que é uma das mais belas do Brasil e do mundo, contou com atletas de todos os estados brasileiros e países vizinhos que desafiaram os 21 km de subidas e descidas em um Patrimônio Natural da Humanidade.
Para os corredores, a prova foi de superação, emoção, excelente organização e muita adrenalina. De acordo com o campeão geral masculino, Orlando Elizeche, a natureza colaborou no seu resultado. “Correr aqui é excelente. O lugar é fantástico, e a prova é bem organizada. E neste ano, o clima fresco ajudou a baixar meu tempo”, afirmou o paraguaio, que concluiu o percurso com o tempo de 1 hora, 12 minutos e 21 segundos.
Já no feminino, a vencedora foi a iguaçuense Nilma Rezende, que faturou o primeiro lugar com o tempo de 1 hora, 31 minutos e 9 segundos. “É uma alegria muito grande ganhar numa prova tão especial, uma das provas mais lindas e, ainda, em casa. Essa vitória é de todos que me apoiam. Gratidão e satisfação são as palavras que resumem meus sentimentos em relação a esta conquista. Parabéns pela excelente organização, pelo carinho e atenção com cada atleta”, disse a ganhadora.

Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional, comentou sobre o novo conceito da corrida. “As pessoas vieram para correr em um cenário único do mundo. A prova, a partir desta edição, ficou ainda mais ecológica e turística. Os corredores aprovaram e gostaram do conceito. Em breve as pessoas terão que fazer fila para participar das próximas edições, junto com as comemorações da Semana de Meio Ambiente”, afirmou.

Realização – A Meia Maratona das Cataratas é uma realização do Parque Nacional do Iguaçu (ICMBio) e da Cataratas do Iguaçu S.A., com patrocínio da Itaipu Binacional e Fundo Iguaçu.

