Os paranaenses garantiram 10 medalhas no primeiro dia de disputas da modalidade individuais nos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016, para alunos-atletas de 12 a 14 anos. Nos confrontos desta quarta-feira, dia 21, foram conquistadas uma medalha de ouro, quatro pratas e cinco bronzes.
Quem garantiu o lugar mais alto do pódio em sua estreia na etapa nacional foi o judoca Arthur Gottheiner, do Criarte Serviços Educacionais, de Maringá, na disputa do meio-médio (-53kg). Arthur, 14 anos, derrotou o paraibano Gustavo Morais, do Colégio Marista Pio X.
“Por incrível que pareça a luta final foi a mais fácil”, comentou o campeão que, humildemente, esperava por um desempenho assim. “Eu posso dizer que já imaginava essa conquista porque treinei muito, todos os dias, dois períodos e estou muito feliz, primeiro pela medalha, é claro, mas principalmente pela recompensa de todo esse esforço”, declarou Arthur que pode contar com a torcida da família nas cinco lutas que fez no dia. O campeão recebeu o carinho da mãe Tricy Gomes, do irmão Miguel Dias e do padrasto Pedro Dias, judoca que participou das Olimpíadas da China, em 2008, representando Portugal.
No feminino, a medalha de bronze foi para Hevelyn Amado, do Colégio Técnico Industrial, de Araucária, na disputa do meio-médio (-53kg).
Ciclismo
A ciclista Julia Maria Constantino, do Colégio Olimpus, de Arapongas, garantiu a medalha de prata na prova contrarrelógio, com o tempo de 44s918. Completaram o pódio, com o ouro, Vitoria Costa, da EMEF Novo Horizonte (ES), após finalizar a prova em 44s161 e a medalha de bronze ficou com Karolayne Santos, do EMEF Santa Cruz (ES), com o tempo de 47s259. A prova do feminino foi disputada em linha reta (500m) e contou com a presença de 28 atletas de 20 estados.
.
Julia Maria Constantino garantiu a medalha de prata no ciclismo.
Luta Olímpica
A atleta Caciana da Rosa dos Santos, do Colégio Estadual Tiradentes, de São José dos Pinhais, garantiu a medalha de bronze na categoria peso pesado.
.
Caciana da Rosa dos Santos ficou com a medalha de bronze na luta olímpica.
Natação
A modalidade estreou com duas pratas e dois bronzes. A segunda colocação ficou com a nadadora Laura Paludo, do Colégio FAG, de Cascavel, ao cravar 4min29s81 na prova dos 400m livre. Quem garantiu a segunda prata foi Antonio Sbedotti, do Colégio Neo Máster, de Ponta Grossa, que finalizou a prova dos 200m medley com a marca de 2min19s38. O bronze ficou com Larissa Vieira, do Colégio Estadual Ulisses Guimarães, de Foz do Iguaçu, após finalizar a prova dos 50m borboleta com o tempo de 30s19 e ainda, na mesma prova, Gustavo Saldo, da Escola Santa Terezinha do Menino Jesus, de Curitiba, com a marca de 27s52.
.
Laura Paludo exibe a medalha de prata conquistada na prova dos 400m livre.
Tênis de mesa
As mesatenistas Ana Carolina Bonsere, do Colégio La Salle, de Toledo e Isabella Silva, do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, de Assaí, garantiram a medalha de prata na prova por equipe. No masculino, Gabriel Inoue, da Escola Estadual República Oriental do Uruguai, de Curitiba e Joon Shim, do Colégio Ateneu, de Londrina, conquistaram a medalha de bronze na disputa por equipes.
.
A dupla Ana Carolina Bonsere e Isabella Silva ficaram com a prata na disputa por equipe. 
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola.

Related Posts

Facebook Comments