O Atlético Paranaense venceu por 1 a 0 o Fluminense, nesse domingo (dia 24) à tarde, na Arena da Baixada, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 5º lugar, com 27 pontos. Está dois pontos atrás do Santos, o 4º colocado. O Fluminense está na 12ª posição, com 21 pontos.
O gol da vitória do Atlético foi marcado pelo volante Hernani. Ele é o vice-artilheiro do time no Brasileirão, com três gols. Também é o vice-artilheiro do clube na temporada, com sete gols. Só fica atrás do centroavante André Lima, que tem 12 gols no ano (4 no Brasileirão).
Clique aqui para ver a galeria de fotos do jogo.
ARENA
O Atlético está invicto em casa no Brasileirão, agora com seis vitórias e dois empates. Tem a melhor defesa entre os mandantes, com apenas três gols sofridos em casa (empatado com o Santos).
O time paranaense completou 14 jogos sem perder em casa (11 vitórias e 3 empates). A última derrota foi em 20 de março (2 a 0 para o Coritiba, pelo Paranaense).
TÉCNICO
O técnico Paulo Autuori completou 32 jogos no comando do Atlético, agora com 16 vitórias, 7 empates e 9 derrotas.
ESCALAÇÃO
O Atlético não tinha o volante Deivid, os meias Nikão e Marcos Guilherme, o zagueiro Cleberson e o atacante André Lima. O zagueiro Paulo André foi poupado. A novidade na escalação foi o atacante Yago, 19 anos, titular pela primeira vez no profissional. Revelado nos juniores, ele estreou no clube entrando no 2º tempo contra o Vitória.
O esquema tático foi o mesmo 4-2-3-1 de sempre, com Yago na direita, Pablo na esquerda e Vinícius centralizado. O Fluminense não tinha Gustavo Scarpa, lesionado. O time carioca também usou o 4-2-3-1.
PRIMEIRO TEMPO
O Fluminense teve mais posse de bola (52%), mas foi o Atlético que levou mais perigo na 1ª etapa. O time paranaense soube explorar a velocidade de Yago e a boa movimentação de Pablo nos contra-ataques. O Furacão criou quatro boas jogadas ofensivas e só não abriu o placar mais cedo por Walter e Vinícius pecaram nos momentos decisivos. O gol veio aos 33 minutos, quando Léo cruzou, Walter ajeitou e Hernani chutou no canto. O Flu só teve uma chance – que surgiu em lambança do goleiro Weverton.
SEGUNDO TEMPO
O Atlético recuou no 2º tempo e ficou ainda mais perigoso nos contra-ataques. Só não marcou o segundo gol porque partou na trave (um chute de Juninho) ou em defesas do goleiro Diego Cavalieri. O Fluminense pressionou e levou algum perigo em bolas paradas, mas pouco incomodou o goleiro Weverton.
ESTATÍSTICAS
O Atlético teve 46% de posse de bola, 15 finalizações (6 certas), 88% de precisão nos passes e 2 escanteios. O Flu somou 9 finalizações (3 certas), 89% nos passes e 7 escanteios. Os dados são do Footstats.
SUBSTITUIÇÕES
No intervalo, o Flu trocou o meia Maranhão (ex-Atlético-PR) pelo meia Dudu (ex-Coritiba). Aos 15, o Atlético trocou o meia Vinícius pelo atacante velocista Juninho. Pablo passou a jogar centralizado e Juninho ficou na esquerda. Aos 23, o time carioca tirou o volante Douglas e o atacante Richarlison. E colocou o volante Edson e o atacante Magno Alves. Aos 38, troca de atacantes no Atlético: saiu Yago e entrou Giovanny. Aos 45, Walter foi substituído pelo zagueiro Marcão.
ATLÉTICO 1 x 0 FLUMINENSE
Atlético: Weverton; Léo, Wanderson, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Hernani, Pablo, Vinícius (Juninho) e Yago (Giovanny); Walter (Marcão). Técnico: Paulo Autuori
Fluminense: Diego Cavalieri, Wellington Silva, Gum, Henrique e William Matheus; Douglas (Edson), Cícero, Maranhão (Dudu), Marcos Júnior e Samuel; Richarlison (Magno Alves). Técnico: Levir Culpi
Gol: Hernani (33-1º)
Cartões amarelos: Samuel, Gum, Edson, Henrique (F). Léo, Walter (A).
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL)
Público: 14.959 pagantes (16.913 total)
Renda: R$ 304.110,00
Local: Arena