A Porsche GT3 Cup Challenge desembarca no autódromo argentino de Termas de Río Hondo para quatro corridas neste fim de semana. Agora com o status de Campeonato Sul-Americano, o evento tem confirmados entre os 37 pilotos das categorias Cup e Challenge nada menos que seis representantes do Chile e da Argentina.

Palco de grandes eventos internacionais, como a etapa da MotoGP no país vizinho, a pista de Termas é a 13ª a receber os carros de corrida mais vendidos no mundo. Nos 12 anos da Porsche GT3 Cup Challenge, foram realizadas oito etapas internacionais, a última delas no Estoril em 2014. Os demais destinos no exterior foram: Buenos Aires, Barcelona e Algarve.

Entre os pilotos estrangeiros, os holofotes estão voltados para o argentino Esteban Gini na classe Cup e o chileno Gonzalo Huerta na Challenge. Gini espantou a categoria no ano passado ao vencer com autoridade com o Porsche geração “997” e agora se arrisca na categoria principal. Já Huerta –que vem promovendo corridas de Porsche no Chile– está na vice-liderança de sua categoria e vem acompanhado de dois compatriotas: Carlos Larrain e Bob Borowicz vão participar pela primeira vez do campeonato.

Outros dois argentinos encorpam o grid da Challenge, que terá 22 carros alinhando para sua primeira rodada dupla de 2016: Dario Giustozzi e Juan Manuel Freddi.

Esta é a segunda etapa de sprint do calendário, das seis jornadas com corridas curtas programadas para o ano (as demais três reuniões da Porsche GT3 Cup Challenge serão para provas de endurance).

Ao desafio da pista inédita, alguns pilotos terão pela frente o desafio de lidar pela primeira vez no ano com o lastro de êxito – carga variável entre 5 kg e 50 kg, distribuída aos competidores conforme sua pontuação nos campeonatos.

Este é um dos pontos de atenção mencionados pelo líder da classe Cup, o gaúcho Miguel Paludo, destaque na passagem da categoria por Curitiba com uma vitória e o total de 15 ultrapassagens nas duas provas.

Na segunda posição, o campeonato apresenta um tríplice empate, entre o bicampeão Ricardo Baptista, Edu Azevedo e Lico Kaesemodel –que estreia um novo layout, cromado, no Porsche #63.

Na Challenge, a liderança é de Cristiano Piquet, seguido por Huerta, Rodrigo Mello e Otávio Mesquita, que mostrou boa adaptação em seu retorno à categoria, com uma belíssima largada na corrida de abertura.

Campeão da classe Challenge Sport no ano passado e agora concorrendo apenas na geral, Daniel Corrêa vem em quinto. O maranhense faz na Argentina sua primeira corrida internacional com carros de competição e se inspirou em um vídeo da equipe Toro Rosso para aplicar técnicas de mentalização do traçado que facilitem sua adaptação.

Completam o top10 cinco representantes da divisão de entrada, liderados pelo estreante Eloi Khouri.

As provas da segunda etapa da Porsche GT3 Cup Challenge serão exibidas no domingo, 1º de maio, tanto pela Band quanto no Sportv 3. Na TV aberta vão para o ar às 13h, enquanto no cabo, às 19h30.

Related Posts

Facebook Comments