Quase tudo pronto para a Série Ouro

Osires Nadal Júnior

Os dirigentes do futsal paranaense tiveram um sábado de muitas definições durante a reunião realizada em Pato Branco. Depois de mais de oito horas de discussões, eles definiram alguns detalhes em relação ao regulamento do campeonato e a formatação da tabela de jogos.

A competição será iniciada no dia 17 de março, com apenas um jogo – Marreco x Matelândia. Os demais jogos da rodada serão realizados entre os dias 20 e 27 de março. No dia 20 jogam Copagril x Palmas e Pato Branco x São José. Dia 24, será a vez de Guarapuava x Umuarama e Campo Mourão x São Lucas. Por fim, no dia 27, jogam Foz x Toledo.

Por um acordo entre os clubes, nenhuma rodada será iniciada sem que a anterior tenha sido concluída, para que todos os times tenham o mesmo número de partidas no decorrer da competição. Outro critério adotado é que as equipes com melhor colocação em 2017 farão os últimos jogos em casa.

Também ficou acertado que o campeonato não terá jogos durante as fases dos Jogos Abertos do Paraná. Mais da metade dos times disputa a Divisão B da competição estadual, e terão que passar pelas fases regionais.

Saldo de gols não vale
A partir da segunda fase, a competição será disputada em play-offs. O time de melhor campanha fará a segunda partida em casa. Servirá como critério de classificação, apenas o número de pontos. Em caso de dois empates ou uma vitória de cada equipe, independente do placar, a disputa será em cinco cobranças de penaltis.

Quanto aos cartões, os dirigentes decidiram que os cartões amarelos serão zerados ao fim de cada fase. Apenas o jogadores que receber o terceiro amarelo ou um vermelho na última rodada ou no jogo de playoff deverá cumprir suspensão.

E os ginásios???
A maioria das equipes atua em ginásios municipais. No entanto, duas situações chamaram a atenção durante a reunião. A primeira, é que a formatação da M+M Marketing de colocar as publicidades nos ginásios pode não ser liberado. Alguns dirigentes revelaram que o Ministério Público já fez questionamentos de patrocínios colados nas quadras, mas que não entram para os cofres públicos.

Matelândia e Cascavel podem não mandar seus jogos nos ginásios tradicionais. O Matelândia mandará as primeiras partidas no Ginásio da Frimesa, em Medianeira, enquanto o Cascavel estuda uma alternativa para uma possível reforma na Neva. Marechal e Foz já foram indicadas como ginásios alternativos para a Liga Futsal.

Transmissões

As equipes deverão fomentar as transmissões em vídeo de seus jogos através das redes sociais como facebook e youtube. No entanto, a orientação, é que apenas os clubes e as TVs oficiais façam isso.
A idéia é valorizar os patrocinadores dos clubes e do campeonato, evitando que sites, blogs e páginas das redes efetuem a transmissão.

As partidas serão transmitidas oficialmente pela CATVE e E-Paraná aos sábados, às 19h, e pela TV Naipi (SBT Oeste), aos domingos, as 9h.

Algumas TVs locais poderão receber autorização especial para efetuar transmissões quando não houver uma transmissão oficial.
No entanto, está vedada a utilização de imagens por sites ou redes sociais de outros órgãos de imprensa como rádio ou jornais.

Acesso e Descenso

Durante a reunião, alguns dirigentes quiseram alterar o que havia sido votado no arbitral anterior, mas acabaram derrotados. Assim, fica confirmado o rebaixamento do último colocado da primeira fase. Os dois primeiros colocados da Série Prata sobrem em 2019.
A primeira fase será disputada em Turno e Returno, classificando os oito melhores para os play-offs.
As equipes eliminadas poderão disputar uma copa que deverá ser criada pela FPFS reunindo as equipes eliminadas da Ouro, Prata e Bronze.

Competições Nacionais
O campeão da primeira fase fica com a vaga na Liga Sul. O vice-campeão estadual irá para a Copa do Brasil. O campeão estadual fica com a vaga na Taça Brasil. Em caso de uma mesma equipe ficar com duas vagas, a vaga será destinada para a equipe classificada na sucessão.

Para 2018, o Pato Futsal será o representante na Taça Brasil e Liga Sul. Paranavaí ficou com a vaga do Cascavel na Copa do Brasil.

Osires Nadal Júnior

Locução em autódromo, estádio, rádio, tv, palestra, cerimonial, formatura. Pauteiro, repórter, produtor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

0 Comentários
voltar ao topo