Principal nome entre os reforços para a temporada, o lateral-direito Rafinha inicia, oficialmente, sua segunda passagem pelo Coritiba. O jogador se apresentou em Itu, onde o elenco realiza a pré-temporada, na noite de terça-feira (7) e a partir desta quarta-feira (8) já fará parte dos treinamentos junto com os novos companheiros.
Aos 39 anos, o atleta retorna ao Coxa após 20 anos da sua saída. Desde então, passou por Schalke 04 e Bayern de Munique, da Alemanha, Gênoa, da Itália, Olympiacos, da Grécia, e Flamengo, Grêmio e São Paulo. Por onde passou, colecionou importantes títulos e chega para dar experiência ao grupo, que em 2024 era o mais jovem da Série B.
Apesar de o Alviverde ter iniciado a pré-temporada ainda no dia 27 de dezembro, Rafinha, mesmo tendo acertado antes disso, foi liberado para se apresentar mais tarde, para cumprir os 30 dias de férias após o desfecho do Brasileirão, o que aconteceu no dia 8 de dezembro.
Rafinha vira dono da lateral no Coritiba
Apesar de não ter sido titular absoluto no São Paulo em 2024, disputando apenas 22 partidas, Rafinha chega ao Coritiba com status de dono da posição. Inicialmente, ele disputaria a posição com Natanael, mas, sem querer renovar contrato, o camisa 16 está fora dos planos do clube.
Com isso, as outras opções para a lateral-direita são Jhonny, emprestado pelo Fluminense, e o garoto Felipe Guimarães, que foi promovido para o grupo profissional em 2024, disputando duas partidas. Ou seja, a tendência é que o experiente lateral atue mais vezes, o que não será um problema para quem nas últimas temporadas vinha jogando com frequência. À exceção de 2024, quando sofreu uma fratura na tíbia, que o afastou dos gramados por três meses, e, por isso, disputou apenas 22 partidas, desde 2017 ele não entra em campo menos que 30 vezes. Entre 2021 e 2023 foram quase 50 jogos por temporada.
Foco na experiência
No entanto, não será só do lateral a tarefa de liderar o Coxa em 2025. Dos cinco reforços já anunciados, quatro tem mais de 32 anos. Além de Rafinha, o atacante Delatorre (32 anos), o volante Geovane (35) e o zagueiro Rodrigo Moledo (37) chegam para aumentar a média de idade do grupo, que ainda conta com muitos garotos entre os titulares, como o goleiro Pedro Morisco (21), o meia Vini Paulista (23) e o atacante Lucas Ronier (20).
Fonte: Banda B