São José dos Pinhais Futsal/Gamma, Matelândia e Palmas, que, no ano passado, coincidentemente subiram da Série Prata para a Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, vão brigar pela última vaga às quartas de final da elite do futsal estadual deste ano. O time são-joseense, depois de vencer o São Lucas, em Paranavaí, na semana passada, ficou a dois pontos do G8 e vai para a última rodada com chances de avançar à próxima fase do torneio.
Na décima colocação, o São José dos Pinhais Futsal/Gamma chegou aos 25 pontos e ficou dois atrás do Palmas, oitavo colocado. O Matelândia, que também venceu na rodada, assumiu a nona posição, tem 26 pontos e também vai para a última rodada com chance de chegar às quartas de final da Série Ouro.
O time são-joseense, para conseguir a classificação, terá que vencer o Foz Cataratas, fora de casa, no dia 26 de outubro, e torcer por outros dois resultados. A equipe tricolor terá que torcer para empate ou derrota do Matelândia para o Guarapuava, fora de casa, e para que o Palmas, dentro dos seus domínios, perca seu duelo para o Marreco Futsal.
Em caso de empate do Palmas contra o Marreco e da vitória do São José dos Pinhais Futsal/Gamma sobre o Foz Cataratas, na fronteira, o classificado será definido no gols average, já que houve empate nos confrontos diretos entre os dois times nos dois turnos. Se isso acontecer, a equipe tricolor precisaria aplicar uma goleada histórica sobre o Foz, já que a diferença no gols average para o Palmas é de 0,86 para 0,76.
Assim, a partir desta quarta-feira, o São José dos Pinhais Futsal/Gamma terá exatamente um mês para definir seu futuro na Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal. Serão 30 dias de treinos intensos e compromissos pelo Campeonato Metropolitano de Futsal e que vão ajudar o time são-joseense a manter o ritmo de jogo para a decisão na fronteira.