O londrinense Fernando Madureira, 46 anos, vai participar da 3º Olimpíada consecutiva. Em 2008 e 2012 Madureira foi treinador da Seleção Brasileira e atuou diretamente na conquista da primeira medalha olímpica. Em 2016 será Analista tático e de desempenho. Na prática, ele vai ter um trabalho ainda mais árduo do que o de treinador. “Vou avaliar e estudar cada adversário, tanto do masculino como do feminino e vou traçar um perfil para o treinador do masculino e a treinadora do feminino para que nossos atletas titulares tenham um plano de luta bem definido e possam realizar treinos específicos”, informa.

 

Madureira começou no esporte em 1982. Como atleta foi  Hexa-campeão Paranaense, Campeão do 1º Brasileiro Interclubes, por três vezes Vice-Campeão Brasileiro e duas vezes Vice-Campeão da Copa do Brasil, também por seis vezes Vice-Campeão de seletivas para campeonatos Internacionais. Técnico desde 1992 e com mais de 20 anos de orientação de atletas em nível internacional, com diversos títulos relevantes,entre sulamericanos e mundiais. Madureira é  hoje uma das maiores autoridades de taekwondo na América Latina.

 

A carreira de sucesso dele também ocorre como dirigente, visto que montou e profissionaliou o esporte no estado, instituindo uma Federação, supervisiona mais de 20 Academias no estado e a Academia Madureira hoje é referência nacional no taekwondo.

 

Sobre o evento no Rio, Madureira reconhece que será uma etapa diferente na vida. “Lutar em casa qualquer competição é um desafio e uma Olimpíada que acontece pela primeira vez é responsabilidade grande. Nossos atletas estão bem preparados e sonham em conquistar uma medalha. Fácil não vai ser, porém, temos a possibilidade de subir ao pódio”, pondera.

 

Related Posts

Facebook Comments