Futsal de PG terá centro de história

A partir desta quinta-feira (17), a comunidade do futsal em Ponta Grossa poderá contar com um dispositivo de pesquisa, história e estatística inédito na história da modalidade. Coordenado pela historiadora Priscielli Rozo e pelos jornalistas Sebastião Neto e Felipe Gustavo, o Núcleo de Pesquisa, História e Estatística FutsalDaqui (NPFD) vai disponibilizar dados sobre a participação das equipes de Ponta Grossa na história do Campeonato Paranaense de Futsal.

 

Com a criação do NPFD, será possível auxiliar pesquisadores de diversas áreas que tenham interesse em trabalhar com dados históricos e estatísticos sobre o futsal ponta-grossense. Os trabalhos do Núcleo partiram de uma pesquisa realizada no ano de 2011, em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A partir dele, foram catalogadas todas as partidas disputadas por equipes da cidade, de 2001 até 2015, nas três divisões (Ouro, Prata e Bronze) do futsal paranaense.

 

Juntamente com o auxilio na pesquisa sobre a modalidade, um dos principais objetivos do Núcleo FutsalDaqui é valorizar atletas, dirigentes e os clubes que representaram a cidade no Paranaense de Futsal, além de realizar um resgate histórico de um dos esportes mais tradicionais na cidade. “Pela tradição, conquistas e por tudo que representa para a comunidade de Ponta Grossa, o futsal merece uma atenção especial, um resgate destes dados e participações ao longo dos anos”, ressalta a historiadora Priscielli Rozo.

 

Ponta Grossa x Umuarama

Para abrir os trabalhos do NPFD, o Núcleo aproveitou a proximidade da estreia do Keima Futsal/AFP no Campeonato Paranaense da Chave Ouro para apresentar números sobre o retrospecto do atual representante do município contra a AFSU/Umuarama Futsal, adversária dos ponta-grossenses neste sábado (19), às 20h30, no Ginásio Oscar Pereira.

 

De 2012 até o ano passado, Keima e Umuarama se encontraram em nove oportunidades pela Chave Ouro: foram duas vitórias rubro-negras, dois empates e cinco vitórias da equipe do Noroeste do Estado. Os dois últimos duelos foram pelas quartas-de-final do Estadual em 2015, quando o Umuarama eliminou a equipe princesina após um empate em Ponta Grossa (1×1) e uma vitória (2×0) no Ginásio Amário Vieira da Costa.

 

Se o retrospecto geral dá vantagem ao Umuarama, a estatística dos confrontos no Ginásio Oscar Pereira, por outro lado, é marcada pelo equilíbrio: duas vitórias do Keima, dois empates e duas vitórias do visitante. Em Ponta Grossa, inclusive, foram registrados os placares mais elásticos na história do confronto: vitória de 7×3 do Keima em 2013, pela 1ª fase do Estadual, e vitória do Umuarama por 9×4, em jogo válido pela 2ª fase da Chave Ouro em 2014.

 

Estreias em Ponta Grossa

Neste sábado, o Keima Futsal também entrará em quadra para defender o bom retrospecto das equipes de Ponta Grossa em estreias no Estadual jogando em Ponta Grossa. De 2001 em diante, foram cinco as vezes em que equipes da cidade disputaram a 1ª rodada da Chave Ouro em casa: o histórico é de quatro vitórias e apenas uma derrota (em 2008, quando o Santa Paula perdeu para o CAD/Guarapuava). As quatro vitórias foram conquistadas por Clube Verde (2002 e 2003) e pelo próprio Keima Futsal (em 2013 e 2015).

 

Números – Keima Futsal x Umuarama (Geral)

9 Jogos

2 Vitórias do Keima Futsal

2 Empates

5 Vitórias do Umuarama

24 Gols do Keima

30 Gols do Umuarama

Melhor Resultado: Keima Futsal 7×3 Umuarama (Chave Ouro 2013 – 1ª Fase)

Pior Resultado: Keima Futsal 4×9 Umuarama (Chave Ouro 2014 – 2ª Fase)

Último Jogo: Umuarama 2×0 Keima Futsal (Chave Ouro 2015 – 4ª de Final)

 

Números – Keima Futsal x Umuarama (em Ponta Grossa)

6 Jogos

2 Vitórias do Keima Futsal

2 Empates

2 Vitórias do Umuarama

20 Gols do Keima Futsal

20 Gols do Umuarama

Melhor Resultado: Keima Futsal 7×3 Umuarama (Chave Ouro 2013 – 1ª Fase)

Pior Resultado: Keima Futsal 4×9 Umuarama (Chave Ouro 2014 – 2ª Fase)

Último Jogo: Keima Futsal 1×1 Umuarama (Chave Ouro 2015 – 4ª de Final)

 

Números – estreias de times de Ponta Grossa na ‘Ouro’ (em Ponta Grossa)

5 Jogos

4 Vitórias dos clubes de Ponta Grossa

1 Derrota

16 Gols Marcados

6 Gols Sofridos

Melhor Resultado: Clube Verde 4×0 São Lucas – Paranavaí (2003)

Pior Resultado: Santa Paula 2×3 CAD/Guarapuava (2008)

Último Resultado: Keima Futsal 4×1 Associação Cascavelense (2015)

Locução em autódromo, estádio, rádio, tv, palestra, cerimonial, formatura. Pauteiro, repórter, produtor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

0 Comentários
voltar ao topo