Em virtude do agravamento da pandemia causada pelo COVID-19, que já infectou oficialmente mais de 2.500 pessoas no país, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anuncia o cancelamento das etapas regionais dos Jogos Escolares da Juventude 2020, previstas para setembro. Nos próximos meses, a entidade avaliará a realização da fase nacional da competição, marcada inicialmente para novembro.
“Cancelada as fases regionais, trabalharemos internamente para analisar diferentes cenários que possam viabilizar a realização da etapa nacional no final do ano”, diz Kenji Saito, gerente executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB. “A confirmação da realização da fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude acontecerá até o final de junho, sem nunca abrir mão da segurança dos nossos jovens e do respeito às determinações das autoridades competentes”, completa.
Os Jogos Escolares da Juventude recebem anualmente mais de 7 mil alunos-atletas de todas as regiões do Brasil, além de treinadores, árbitros, oficiais e o Comitê Organizador, reunindo mais de 8 mil participantes, considerando as fases regionais (setembro) e a nacional (novembro).
“Estamos acompanhando diariamente a mobilização nacional no combate ao COVID-19, que precisa ser o grande objetivo no momento. Seguiremos em contato frequente com as Confederações e com os Estados, que são grandes parceiros e responsáveis, junto com o COB, pelo sucesso dos Jogos Escolares da Juventude, para avaliar todas as possibilidades”, afirma Saito. “Os Jogos Escolares são um evento de grande relevância esportiva no desenvolvimento de jovens atletas e na formação integral dos alunos-atletas que participam das competições e das ações sócio educativas proporcionadas pelo COB”, finaliza.
O COB agradece todo o apoio recebido pela comunidade esportiva nacional, especialmente aos governos de Sergipe e do Rio Grande do Sul, além da prefeitura de Gramado, que já estavam confirmados como sede das etapas regionais.