Foz receberá Corrida Legal

Na hora da verdade, deu novamente Felipe Giaffone. Depois de liderar tudo em Campo Grande, os ensaios da véspera e ser superado apenas nos treinos livres desta manhã, o paulista deu o troco para conquistar a pole da etapa de Caruaru da Copa Truck, abertura da Copa Nordeste. O piloto da Volkswagen sairá na frente graças ao tempo de 1min52s565 registrado na melhor volta da sessão única classificatória, abrindo vantagem de pouco mais de quatro décimos sobre o Mercedes-Benz de Wellington Cirino. A segunda fila será ocupada por David Muffato, outro representante da VW, e o surpreendente pernambucano Sérgio Ramalho, estreante que colocou o Ford da equipe DF na quarta colocação. Djalma Fogaça (Ford) e Leandro Totti (Volvo) formam a terceira.

 

A forma exibida por Giaffone impressiona, mas ele prefere desautorizar comemorações antecipadas em relação à rodada dupla de amanhã no Autódromo Internacional Ayrton Senna. “Sabíamos que tínhamos um equipamento bom no seco, mas com pneus de chuva era uma interrogação”, lembrou. Com a instabilidade climática, os treinos classificatórios foram declarados em condições de chuva pela direção de prova, o que obrigou as equipes a calçarem pneus específicos apesar de o asfalto estar praticamente seco no momento do qualifying. “Sei que não estamos tão bem no molhado e a previsão do tempo para sábado não é boa. Por isso, vamos ter de trabalhar bastante antes da corrida. Vou tentar ganhar as duas, mas o foco evidentemente será a primeira. Aqui não é fácil ultrapassar e a inversão dos seis primeiros do grid torna tudo mais difícil”, acrescentou.

 

Cirino se manifestou satisfeito com o segundo lugar no grid. “Estou contente com o trabalho da equipe. Na verdade, esta é a primeira classificação que a gente realmente disputa. Sabemos que ainda temos bastante trabalho, mas já estamos perto. A corrida será disputada, vamos botar pressão, mas reconhecemos que temos um pelinho para tirar do caminhão do Giafffone. Temos de trabalhar um pouco no motor e logo teremos os recursos para eliminar essa diferença”, avisou.

 

A segunda fila terá como um dos ocupantes o paranaense Muffato, que vem cumprindo uma temporada muito consistente desde o início da temporada. Mas terá ao lado um nome ainda pouco conhecido pela Nação Truck. Enquanto o campeão da Copa Centro-Oeste Beto Monteiro não conseguia sequer abrir a primeira volta antes da quebra da embreagem, o que o deixará no fim do pelotão na primeira bateria, o conterrâneo pernambucano Sérgio Ramalho mostrava o cartão de visitas com um inesperado 4º lugar. “Eu achava que um 8º seria uma expectativa positiva, então só posso estar muito feliz”, comemorou. Ele partirá logo à frente do parceiro e patrão Djalma Fogaça, que não pôde saborear a segunda volta mais rápida por ter excedido a velocidade máxima de 160 km/h no radar. Apesar do desapontamento, o veterano piloto de Sorocaba aceitou a decisão da direção de prova. “Está no regulamento, não há o que discutir. Os pilotos às vezes são negligentes e não leem o regulamento”, admitiu. “Houve uma mudança e agora é a melhor volta que é descartada quando se passa o limite do radar, não exatamente essa volta da infração”, explicou. “Mas estou feliz pela equipe. Chegamos atrasados aqui em Caruaru e os resultados foram fantásticos. Estou muito contente pelo Serginho.”

 

A largada da primeira bateria está marcada para as 14h08, enquanto a segunda começará às 14h43, ambas com transmissão ao vivo pelo SporTv 2.

 

O grid ficou assim:

 

1 – Felipe Giaffone (VW), 1min52s565

2 – Wellington Cirino (Mercedes), a 0s423

3 – David Muffato (VW), a 1s219

4 – Sérgio Ramalho (Ford), a 1s324

5 – Djalma Fogaça (Ford), a 1s523

6 – Leandro Totti (Volvo), a 1s494

7 – Régis Boessio (Volvo), a 1s729

8 – Adalberto Jardim (VW), a 1s815

9 – André Marques (Mercedes), a 1s892

10 – Roberval Andrade (Iveco), a 2s215

11 – Witold Ramasauskas (VW), a 2s863

12 – Débora Rodrigues (VW), a 3s079

13 – Renato Martins (VW), a 3s213

14 – Joel Mendes Jr. (Scania), a 3s265

15 – Duda Bana (Scania), a 3s654

16 – José Maria Reis (Scania), a 9s851

17 – Beto Monteiro (Iveco), sem tempo

 

Danilo Dirani (Scania), Jaidson Zini (Scania) e Luiz Lopes (Iveco) foram desclassificados por excesso de fumaça.

 

Posted in:
About the Author

Osires Nadal Júnior

Locução em autódromo, estádio, rádio, tv, palestra, cerimonial, formatura. Pauteiro, reporter, produtor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *