Com cinco títulos mineiros no currículo, três pelo Atlético em 1995, 2007 e 2015, e dois pelo Cruzeiro, em 1996 e 1998, o técnico curitibano, Levir Culpi, estreia na edição 2019 tentando manter o bom desempenho histórico no Estadual.
“Bacana ver esses números que me remetem a um passado feliz aqui em Minas. Os estaduais somados a outras conquistas importantes foram fundamentais para eu ter a aprovação e o carinho do povo desse estado”, disse Levir que esse ano comanda o Galo, clube pelo qual nunca perdeu um Estadual.
O primeiro título mineiro aconteceu já em sua estreia no Estadual em 1995 com uma campanha avassaladora. Na disputa em dois turnos por pontos corridos, o Atlético teve 77% de aproveitamento, com 51 pontos contra apenas 37 de segundo colocado, o América. Marcou 52 gols em 22 jogos, uma média de 2,3 gols por jogo.
O título de 2007 foi marcado por uma goleada espetacular por 4×0 diante do Cruzeiro no primeiro jogo da final. A conquista marcou a despedida de Levir para o Japão onde permaneceu por sete temporadas seguidas.
Em 2015 a final foi contra a Caldense e novamente marcada por forte emoção. A equipe do interior jogava por dois resultados iguais por ter melhor campanha na fase de pontos corridos. O primeiro jogo deu 0x0 em Belo Horizonte e no segundo, em Poços de Caldas, o placar de 1×1 beneficiava a Caldense até os 39 minutos do segundo tempo quando o atacante Jô marcou para o Galo após bola cruzada por Luan.