O segundo dia de disputas nas modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016, para alunos-atletas de 12 a 14 anos, garantiu ao Paraná mais 18 medalhas, com direito a quebra de recorde na natação.
Na prova dos 200m medley, Laura Paludo, do Colégio FAG, de Cascavel estabeleceu um novo recorde ao cravar o tempo de 2min23s03 na piscina do Clube Olímpico, nesta quinta-feira, dia 22, em João Pessoa (PB).
“Meu tempo na classificatória já era o melhor então eu fiz um esforço ainda maior na prova final para bater esse recorde, apesar de meu objetivo ter sido 2s22. Mas, foi por pouco, e fiz minha melhor marca nessa prova que é minha especialidade”, explicou Laura que soma esta conquista a vários outros títulos. Em 2015, no campeonato brasileiro, garantiu três medalhas de ouro e uma prata. Logo depois, conquistou mais um ouro no Multi Nations, no Chipre, no revezamento 4x200m livre.
.
A natação garantiu também uma medalha de prata com Yohan Moraes, do Colégio São Francisco, de Ponta Grossa, na prova dos 110m peito; e duas medalhas de bronze: com Tauana Lopes, do Colégio Santa Maria, de Cascavel, nos 50m peito e no revezamento misto 4x50m medley, com Laura Paludo, Augusta Pereira, Gustavo Saldo e João Altoê.
Ciclismo
A prova por pontos rendeu ao Paraná duas medalhas de ouro e uma prata. Vitória Rita de Sá, do Colégio Souza Naves, de Rolândia e Brehon Castagno Júnior, do Colégio Estadual Unidade Polo, de Arapongas, conquistaram o título. Já a ciclista Julia Maria Constantino, do Colégio Olimpus, de Araponga, ficou com a medalha de prata.
“Eu fiquei muito feliz mas também triste pela Julia porque também queria que ela ganhasse”, lamentou Vitória após receber a medalha dourada em sua primeira participação na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude.
.
Satisfeito com o desempenho, Brehon destacou seu principal adversário na prova. “O problema maior foi o calor, que não estamos acostumados, e também a areia que tinha nas curvas”, disse o campeã que possui cinco medalhas de ouro e uma prata no brasileiro deste ano, realizado em Maringá.
Ginástica Rítmica
As ginastas paranaenses garantiram o lugar mais alto do pódio na apresentação por equipes. O Paraná está representado por: Lucyelenn Zanchettin, do Colégio Estadual Professor Victorio Abrozino, de Cascavel; Geane Silva, do Colégio Estadual Irmão Germano Rhoden, de Toledo; Samara Sibin, do Colégio Itecne, de Cascavel e Amanda Caroline dos Santos, do Colégio Estadual, de Londrina.
,
Atletismo
Quem garantiu mais um ouro nesta quinta-feira foi o atleta Felipe Sunsin, do Colégio Anglo, de Maringá, ao completar a prova dos 250m rasos com o tempo de 29s40. “A gente sempre espera o melhor tempo porque treina muito para isso, então cheguei aqui com esse objetivo. Pela manhã eu acabei queimando na largada da prova dos 75m e isso me deixou muito frustrado, mas os técnicos e minha família que está aqui me deram muita força e eu me estabilizei para essa prova dos 250m”, declarou Felipe que com essa marca garantiu a classificação para o Sul-Americano Escolar em Medelín, na Colômbia.
Na prova do lançamento de disco, Júlio Alves Rodrigues Júnior, do Colégio Estadual Tancredo Neves, de Medianeira, conquistou a medalha de prata com a marca de 45,46m.
Judô
A modalidade somou mais duas medalhas de ouro com a judoca Bruna do Nascimento, do Colégio Euvira Balani dos Santos, de Maringá, na categoria leve (-48kg) e com Tales Henrique Bueno, do Colégio Evangélico, de Curitiba, na categoria super-ligeiro (-36kg).
O campeão Tales, 13 anos, fez uma sequência de cinco lutas no dia e revelou sua estratégia para manter o foco entre as disputas. “Depois de todas as lutas eu mantinha contato com meu pai que me orientava para lutar com garra e isso fez toda a diferença. Estou muito feliz com essa medalha”, comentou o calouro na competição que agora soma esta medalha à mais dois importantes títulos: o brasileiro em 2015, que aconteceu na Bahia e na sequência o título no Pan-Americano, realizado em Córdoba, Argentina.
Mais três bronzes fecharam o quadro de medalhas do judô: José Ubirajara Paraná Júnior, do Colégio Estadual Professora Maria Gai Grendel, de Curitiba, na categoria leve; João Valdir Pereira, do Colégio Estadual Tatuquara, de Curitiba, na categoria ligeiro e Joelson Vesentin Júnior, do Colégio Estadual Tauquara, de Curitiba, na categoria meio-leve.
Tênis de mesa
A dupla Ana Carolina Bonsere, do Colégio La Salle, de Toledo e Isabella Silva, do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, de Assaí, conquistaram a medalha de ouro na disputa da dupla. Ana subiu mais uma vez no lugar mais alto do pódio para receber a medalha dourada, ao lado de Joon Shim, do Colégio Ateneu, de Londrina, conquistada na dupla mista. Joon também recebeu a medalha de bronze na disputa da dupla masculina ao lado de Gabriel Inoue, da Escola Estadual República Oriental do Uruguai, de Curitiba.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola.

Related Posts

Facebook Comments