Porsche tem repeteco de vencedores

A passagem do Porsche GT3 Cup Challenge pelo moderno autódromo do Velo Città coroou os pilotos mais consistentes da classe Cup em 2016 e testemunhou a vitória de um jovem estreante na classe Challenge.

Miguel Paludo, com um Grand Chelem, e Lico Kaesemodel, cirúrgico induzindo os oponentes a erros, triunfaram novamente na Cup. Cada um levou uma bateria na etapa e são os únicos pilotos com mais de uma vitória na categoria máxima. O paranaense agora tem duas, contra três do bicampeão gaúcho. Mas lidera o campeonato com 12 pontos de vantagem. Faltam duas etapas de Sprint para o término do campeonato, uma em Goiânia e outra na preliminar do GP Brasil de F1, em Interlagos.

Na Challenge, o dia foi dos novatos.

Convidado para experimentar o carro na quarta-feira, Christian Hahn, de 18 anos, gostou da brincadeira: resolveu competir, largou em segundo lugar e soube se aproveitar do infortúnio de Cristiano Piquet no fim da prova. Venceu em sua estreia com um Porsche de competição. O segundo colocado foi o também estreante Marçal Muller, gaúcho de 23 anos de idade.

A festa da família Hahn foi completa com o pai de Christian, Marcelo, conquistando sua primeira vitória na Cup Sport na segunda bateria do dia.

Nas classificações gerais e nas classes de entrada, quem chegou a Mogi Guaçu em primeiro lugar sustentou a dianteira.

Kaesemodel perdeu dois pontos de margem sobre Paludo na Cup. Marcio Basso ampliou de seis para 13 sua dianteira na Cup Sport sobre Carlos Ambrósio –mas Adalberto Baptista, muito veloz nas duas provas, entrou definitivamente na briga pelo título da classe de entrada.

Na Challenge, Cristiano Piquet viu a vantagem sobre Gonzalo Huerta cair de seis para dois pontos. Na Challenge Sport, Eloi Khouri chegou ao Velo Città 12 pontos na frente de Christian Germano e sai com 11 de diferença.

A única troca de liderança aconteceu na Cup Master. Tom Valle venceu as duas do dia na categoria para competidores acima de 50 anos de idade. Mas o atual campeão Maurizio Billi se aproveitou da ausência de Guilherme Figueirôa no evento e agora lidera com 12 pontos de vantagem.

As provas da quarta etapa do campeonato Sul-Americano serão exibidas pelo Sportv 3 às 15h do próximo dia 26, enquanto a Band transmite as corridas no dia 9 de julho às 13h.

A próxima etapa do Porsche GT3 Cup Challenge será a primeira reunião de endurance de 2016. No dia 6 de agosto, carros das duas categoria vão juntos para a pista para uma jornada de 300 km em Interlagos, com os pilotos competindo em duplas.

 

As corridas

Cup 1

Paludo segurou a ponta, com Queirolo em segundo. Adalberto saltou de sexto para terceiro, enquanto Ricardo caiu para sexto. O competidor do Porsche #10 mostrou que queria mais que a liderança da Cup Sport. Tinha apetite pelo segundo lugar no geral e chegou a ameaçar Queirolo, mas teve que recolher na entrada da curva da mata. Destaque também para a largada de Marcelo Hahn, saindo em nono e assumindo o sétimo lugar.

Ao término da primeira volta, os cinco primeiros eram Paludo, Queirolo, Adalberto, Marcel Visconde e Lico Kaesemodel.

Na volta 5, Marcel espalhou na curva da mata. Lico se aproveitou e passou para quarto. Ricardo Baptista mergulhou junto, entrando no top5.

Na marca de 10 minutos de prova, Paludo já tinha cinco segundos de vantagem sobre Queirolo, que vinha muito assediado por Adalberto. A seguir Lico, Ricardo e Visconde apareciam grudados.

A prova entrou nos cinco minutos finais com o cenário inalterado: Adalberto seguia pressionando Queirolo, Lico seguia segurando Ricardo e Visconde, e Tom Valle vinha em seu duelo particular com JP Mauro sustentando a sétima posição e a liderança na Master.

Com a briga pelo pódio geral inalterada, a fase final da corrida foi marcada por Marcio Basso escalando o pelotão. Primeiro, o líder da Cup Sport deixou Maurizio Billi para trás, avançando para décimo. Na volta final, passou Carlos Ambrósio para ser segundo na classe de entrada e nono no geral.

Alheio à disputa de quem vinha atrás, Paludo festejou seu Grand Chelem –largou da pole, liderou todas as voltas e cravou o melhor giro da prova. Adalberto insistiu até o fim, mas recebeu a bandeirada 0s1 depois de Queirolo, em terceiro no geral mas primeiro na Cup Sport. Lico e Ricardo completaram o pódio. Em sétimo, Tom Valle venceu na Cup Master.

 

Cup 2

Com o sorteio do número 8 no pódio, JP Mauro ficou com a pole. Mas escapou na primeira curva. Tom Valle agradeceu e assumiu a dianteira (na geral e na Master),  seguido por Marcel Visconde, Lico Kaesemodel, Ricardo e Adalberto Baptista (liderando na Cup Sport). Miguel Paludo era o sexto.

Na volta seguinte Paludo passou Adalberto.

Impulsionado pela melhor volta da prova na segunda passagem, Ricardo grudou em Lico. Atacou na entrada do saca-rolha, mas teve a porta fechada pelo paranaense.

Visconde atacou Tom Valle na abertura da volta 5. Lico colou no Porsche #15, trazendo para a briga Baptista, Paludo, Adalberto e Queirolo.

Na passagem para abertura da sexta volta, os sete primeiros estavam separados por apenas 3s1.

Na sétima volta Queirolo passou Adalberto na saída da primeira curva. Na seguinte, Paludo deixou Ricardo para trás no fim do contorno da caipirinha.

Visconde travou rodas na freada do saca-rolha na décima volta. Lico aproveitou e assumiu a vice-liderança. Paludo tentou, mas não conseguiu acompanhar a manobra.

Tom Valle bloqueou o dianteiro esquerdo na curva 1 após abrir a volta 13. Lico se aproveitou e assumiu a liderança.

Visconde perdeu a melhor tangência de entrada do saca-rolha na volta 15, e foi ultrapassado por Paludo e Ricardo.

Os bicampeões conseguiram colar em Tom Valle na volta final, mas não ultrapassar. Lico recebeu a bandeirada para vencer pela segunda vez no ano e manter a liderança. Tom Valle, em segundo, levantou a vitória na Cup Master. Paludo, Ricardo e Visconde completaram o pódio no geral.

Em sétimo, Marcelo Hahn venceu pela primeira vez na Cup Sport.

 

Challenge

Cristiano Piquet e Christian Hahn sustentaram as duas primeiras posições. Marçal Muller perdeu ação, caindo para oitavo. Já Marcio Mauro, brilhou na largada conquistando quatro posições e assumiu o terceiro lugar. Na passagem da primeira volta, Gonzalo Huerta fez bela manobra e passou Mauro. Rodrigo Mello tentou vir junto e acabou tocando em Daniel Paludo.

O safety-car foi acionado com os dez primeiros na seguinte ordem: Piquet, Hahn, Huerta, Mauro, Otávio Mesquita, Muller (liderando na Challenge Sport), Paludo, Darío Giustozzi, Nando Elias e Eloi Khouri.

Depois da relargada, os três primeiros vinham separados por uma diferença na casa de um segundo entre eles. Já Mesquita abriu temporada de ataque sobre Mauro. Concretizou a ultrapassagem na curva 1na sexta passagem. Muller aproveitou e subiu para quinto.

Na abertura da nona volta, Daniel Paludo atacou Marcio Mauro na primeira curva pela sexta posição. O Porsche #11 fechou a porta realizando a trajetória normal, e o gaúcho acabou rodando e caiu para 13º.

Na passagem seguinte, foi a vez do estreante Muller arquitetar a ultrapassagem sobre Otávio Mesquita no mesmo ponto. O competidor do carro #544 mudou a trajetória contornando por fora a primeira curva do circuito e teve mais ação na saída, para apontar o carro por dentro antes da curva 2.

Logo atrás, a disputa pela vice-liderança na classe Challenge Sport era intensa: Nando Elias, Giustozzi, Luiz Arruda e Chrisitan Germano vinham, os quarto, separados por menos de dois segundos.

Chrisitan Hahn abriu temporada de ataque a Piquet na marca de cinco minutos para o fim da prova. Os carros se encostaram de leve na curva da mata, mas o novato concretizou a manobra na reta oposta –e logo abriu boa vantagem sobre o líder do campeonato.

Nas voltas finais a disputa entre os carros da Challenge Sport seguiu eletrizante. Eloi Khouri superou Ramon Alcaraz e levou o troco por fora. Luiz Arruda e Christian Germano também trocaram de posição duas vezes.

No penúltimo giro, Muller se aproveitou de espalhada de Huerta e assumiu o terceiro lugar. Sem redimento, Cristiano Piquet pedeu três posições de uma vez na reta, superado por Muller, Huerta e Mesquita.

A bandeirada coroou os novatos: Christian Hahn venceu com 8s4 de vantagem sobre Marçal Muller. Gonzalo foi terceiro, Mesquita quarto e Piquet ainda salvou um lugar no pódio.

Na classe Sport, Nando Elias acabou em segundo (sétimo na geral), à frente de Germano, Khouri e Arruda.

 

Locução em autódromo, estádio, rádio, tv, palestra, cerimonial, formatura. Pauteiro, repórter, produtor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Deixe um comentário
voltar ao topo