O Talento Olímpico do Paraná – TOP 2016 garantiu na última semana o oitavo bolsista do programa nos Jogos Rio 2016: o esgrimista Athos Schwantes. Ele assegurou a vaga após vencer a competição de espada no Torneio Nacional Cidade de Curitiba – Copa CREF, última competição oficial a contar pontos para o ranking que definiu a seleção brasileira de esgrima que competirá nas Olimpíadas.

“Foi incrível. É ótimo estar em casa, há muito tempo não sei o que é dormir na própria cama, e aqui em Curitiba tive a força da minha família, dos meus amigos e tudo deu certo. Estou muito feliz. Essa vaga olímpica foi bem suada”, disse Athos, logo após a conquista. Ele ainda comentou sua preparação para os Jogos no Rio: “Depois que terminaram as Olimpíadas em Londres, o foco foi total no Rio de Janeiro, e agora continua. A classificação é muito importante, mas o foco principal e final está nos Jogos Olímpicos”.

Em Londres, Athos foi um dos quatro bolsistas TOP 2016 que estiveram presentes naquela competição. Além dele, Claudiomiro Segatto (tênis de mesa em cadeira de rodas) e Carlos Garletti (tiro esportivo paralímpico) – ambos já com vaga garantida para o Rio de Janeiro – também participavam do programa à época. O quarto atleta foi Emanuel Rego (vôlei de praia), atualmente aposentado das quadras.

A presença de três atletas, contemplados com o Talento Olímpico desde 2012, somado ao crescimento de classificados para o Rio, prova o acerto da criação deste programa. “Os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro se aproximam e o Paraná já tem motivos para comemorar, com o aumento da participação de atletas patrocinados pelo nosso TOP 2016. Os números mostram que o Governo do Paraná acertou quando criou o programa, em 2011, para apoiar o esporte de base e de alto rendimento. Estamos indo para o sexto ano de patrocínio de atletas e treinadores. Além dos atletas olímpicos, a bolsa vem beneficiando milhares de esportistas de todo o Paraná, fortalecemos nosso compromisso de estimular a revelação de atletas e encorajar uma vida mais saudável”, disse o Governador Beto Richa.

Contudo, a presença do TOP 2016 nos Jogos Rio 2016 não para nesses atletas. Com os oito atletas já classificados (sendo quatro paratletas), o programa já dobra o número de participantes em relação aos Jogos Londres 2012, e espera ainda mais. “As expectativas são de que tenhamos ao menos 12 atletas no Rio. Contudo, os bolsistas estão superando nossas estimativas e poderemos ir além dessa contagem”, completou o Secretário do esporte e do Turismo, Deputado Douglas Fabrício.

Os oito bolsistas TOP 2016 que já garantiram vaga para os Jogos Rio 2016 são: Ágatha Bednarczuk (vôlei de praia), Ana Sátila (canoagem slalom) Athos Schwantes (esgrima), Carlos Garletti (tiro esportivo paralímpico), Cássio Rippel (tiro esportivo), Claudiomiro Segatto (tênis de mesa em cadeira de rodas), Márcia Menezes (halterofilismo paralímpico) e Welder Knaf (tênis de mesa em cadeira de rodas).

Assessoria

Related Posts

Facebook Comments