Bom Sucesso fatura a Série Bronze do handebol

A equipe da Prefeitura de Bom Sucesso/Handebol sagrou-se campeã invicta do Campeonato Paranaense de Handebol Adulto – Chave Bronze. A conquista do título veio ao superar por 23 a 20 o forte elenco Visão Net/AC/AGH/PMG/Goioerê, em partida disputada domingo (06), no ginásio de esportes Alcides Pan, em Toledo. As duas seleções finalistas subiram à Chave Prata em 2018.

Equilibrado do início ao fim, Bom Sucesso conseguiu abrir três bolas de vantagem no primeiro tempo, fechando o placar 11 a 09. No retorno do intervalo, Goioerê se recuperou, empatando a partida, porém, Bom Sucesso manteve o sistema defensivo fechado e o ataque certeiro, ficando à frente do placar todo tempo da partida. Com gol marcado ora do lado de cá, ora do lado de lá, as seleções buscavam espaço e aproveitaram as falhas na defesa para ampliar o placar. Na reta final do confronto, Goioerê não conseguiu mais segurar os adversários e com alguns erros de finalização, viu seus rivais vencerem a segunda parte do duelo por 12 a 11. “O título não veio, mais o objetivo de subir para a Chave Prata foi alcançado, tenho certeza que todos estamos terminando esta competição de cabeça erguida. Durante a competição, sempre jogamos com muita dedicação, entrega e, principalmente, união. Gostaria de agradecer à Visão Net, à Agilson Flausino e à Secretaria de Esporte por confiar e acreditar nesse projeto, sem essa parceria não seria possível reunir a equipe novamente”, declarou o atleta-técnico de Goioerê, Ederson Oliveira (Verde).

Depois de 14 anos disputando o campeonato na principal divisão do handebol paranaense, Bom Sucesso parou de participar nos últimos anos, retornando ao cenário de competições estaduais em 2017. Voltou mostrando a força e a vontade de um elenco comprometido com a modalidade: “Depois de 14 anos na Chave Ouro com minha equipe masculina, enfim, um título adulto, resultado do meu trabalho com os atletas da minha iniciação. Obrigada a toda organização, à Liga de Handebol e ao município de Toledo (Pato) pela dedicação e receptividade, como sempre brilhantes”, enalteceu treinadora Elza Giovanelli Salan.

Destaque dos dois jogos da etapa final da Chave Bronze, o central Elias comemorou o reconhecimento individual. “A equipe veio com o objetivo de subir para a Divisão Prata, perdemos no finalzinho o

jogo da semifinal, ainda está difícil digerir essa derrota, mesmo depois de ter conquistado o 3º lugar, mais no individual a gente fica feliz por este reconhecimento, ainda mais porque nos 2 jogos fui eleito o destaque. Estou voltando de lesão, estava meio parado, o físico estava debilitado, então é uma conquista importante pra mim como individual”, destacou, acrescentando: “O 3º lugar não era o esperado, mais foi o que veio e não é qualquer coisa”, encerrou, comemorando com a equipe a medalha de bronze.

Destaques

Com o encerramento do Campeonato Paranaense de Handebol Adulto – Chave Bronze foram conhecidos o atleta destaque mais votado da competição e o artilheiro do estadual, os quais recebem no início de 2018 o Prêmio Melhores do Handebol Paranaense. Edinaldo Rodrigues da Silva, da equipe Visão Net/AC/AGH/PM/Goioerê, foi o melhor jogador em quadra, enquanto Edivaldo Jose da Silva Junior, da Prefeitura de Alto Paraná/Handebol/DCC, o artilheiro com 57 gols marcados.

Medalha de bronze

Na decisão da medalha de bronze, EPH/PUC/Handebol superou Tapejara Handebol por 24 a 16, com parciais 10×13 e 06×11, resultado que colocou o elenco curitibano entre as três melhores equipes do Estado na Chave Bronze em 2017. “Como novo recomeço essa conquista é extremamente importante, nos queremos estar sempre trabalhando pelo handebol. Nosso primeiro objetivo era classificar para a Prata, nós não conseguimos, então nosso segundo objetivo foi ficar em 3º lugar, para que, caso alguma equipe futuramente desista de competir a gente possa ser convidado para disputar a Chave Prata. Nossa meta vai ser sempre chegar à primeira divisão novamente”, declarou o técnico da Escola Paranaense de Handebol, Marco Antonio Mendes dos Santos (Marcão).

O mesmo elenco que veste a camisa da Escola Paranaense de Handebol disputou ano passado a Chave Ouro do estadual defendendo as cores de Campo Largo, fechando sua participação na temporada 2016 entre as seis melhores seleções adultas do Estado. Em razão das mudanças ocorridas no poder executivo do município da região metropolitana de Curitiba, a equipe teve que recomeçar o trabalho nesta temporada.

De acordo com o treinador, em razão destas alterações nas prefeituras, muitas equipes retornaram esse ano ao cenário esportivo estadual, caso da Goioerê, Bom Sucesso, EPH, Tapejra, Francisco Alves e Dois Vizinhos, o que deixou a Chave Bronze muito mais forte, apresentando jogos de alto nível. “Tranquilamente essas seis equipes conseguiriam jogar na Chave Ouro esse ano”, destacou, acrescentando: “Fico muito feliz de pertencer ao Paraná, a gente tem orgulho de fazer parte do handebol paranaense, não conheço outro Estado que tenha essa situação no masculino, cerca de 33 equipes disputando três divisões que se equivalem muito, dificilmente uma equipe que esteja na divisão Bronze ou Prata não tenha condições de jogar na Ouro, por isso essa disputa faz o handebol do Paraná crescer muito a cada ano”, frisou Marcão.

Visando a melhora da qualidade tática, técnica e o intercâmbio com equipes de outros Estados, a selecionado disputa de 07 a 10 de setembro a Future Cup, competição nacional que reunirá em São José dos Pinhais entre outros, os times da região Nordeste do país e dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. E no fim de novembro participam ainda da Copa Guaratuba.

Classificação final

1º Prefeitura de Bom Sucesso/Handebol

2º Visão Net/AC/AGH/PMG/Goioerê

3º EPH/PUC/Handebol

4º EPH/PUC/Handebol

5º Dois Vizinhos Handebol

6º Prefeitura de Alto Paraná/Handebol

7º Prefeitura de Francisco Alves

8º Kit Braa/Handebol/Loanda

9º Prefeitura de Iretama/Handebol

10º Prefeitura de Arapongas/Ahandara/Ceem

11º Prefeitura de Ibiporã/Handebol

12º Clube de Handebol Apucarana

Posted in:
About the Author

Osires Nadal Júnior

Locução em autódromo, estádio, rádio, tv, palestra, cerimonial, formatura. Pauteiro, reporter, produtor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *