O Paraná fez bonito e conquistou 59 medalhas na Seletiva Nacional para a Gymnasiade 2016, que aconteceu em maio, em Belo Horizonte (MG), e reuniu alunos-atletas de 22 estados em 7 modalidades esportivas. Os resultados servirão para definir a delegação brasileira para os maiores jogos do desporto escolar no mundo – realizados de quatro em quatro anos – que acontecerão em julho em Trabzon, na Turquia.

A delegação paranaense subiu ao pódio em cinco das sete modalidades integrantes do evento: atletismo, natação, judô, ginástica rítmica e karatê. As outras duas foram xadrez e ginástica aeróbica. Das 59 medalhas, 40 foram conquistadas por bolsistas do Talento Olímpico do Paraná – TOP 2016, o maior programa de fomento aos esportes olímpicos e paralímpicos entre todos os estados brasileiros.

“Como governador e como aficionado e praticante de esportes, sinto-me emocionado com as conquistas desses meninos e meninas paranaenses em uma seletiva nacional de tamanha envergadura como a Gymnasiade 2016. Parabenizo de forma efusiva aos nossos atletas e sinto-me duplamente compensado: primeiro, por eles e, segundo, por termos desenvolvido em nosso Estado um amplo programa de apoio e incentivo ao esporte desde o primeiro dia de nosso governo, no qual se destaca o Talento Olímpico do Paraná – TOP 2016. É uma dupla recompensa que se assemelha a uma medalha de ouro”, disse o governador Beto Richa.

O Secretário do Esporte e do Turismo, Deputado Douglas Fabrício, celebrou os números: “Parabéns aos nossos estudantes que mais uma vez fizeram bonito em uma competição nacional, classificatória para outra internacional. Além disso, mais da metade das medalhas paranaenses foram de atletas apoiados pelo TOP 2016, programa possível graças à nossa grande parceira e patrocinadora exclusiva, a COPEL. São números que mostram a importância do programa para o desenvolvimento do esporte paranaense e sua ratificação como referência para o país”.

Heloisa BornalO grande destaque do estado na Seletiva foi Heloísa Bornal (foto à direita), da ginástica rítmica. A londrinense conquistou cinco medalhas: ouro no individual geral e nos aparelhos arco e maças, prata na corda e bronze na bola. “A Gymnasiade é um campeonato muito importante, de nível mundial. Será uma competição de muito peso para mim. Espero representar muito bem o Paraná e o Brasil”, disse a ginasta após a conquista. Ela ainda ressaltou a importância do TOP 2016 em sua caminhada: “Agradeço ao TOP por acreditar, incentivar e investir nos talentos paranaenses”. Heloísa é bolsista desde 2012, fato que demonstra a importância e o acerto do Governo do Estado ao investir no esporte, com este programa, a médio e longo prazo, abrangendo não apenas estrelas já reconhecidamente de nível internacional, mas também os jovens talentos ainda inseridos no âmbito escolar.

Luanh SaboyaOutros atletas paranaenses que merecem destaque por seus resultados na competição foram Weslley Bevilaqua Beraldo (nascido em Paranavaí), do atletismo, com três medalhas: ouro nos 110m com barreira, prata no salto em distância e bronze no revezamento medley; o judoca Luanh Saboya (foto à esquerda), de Curitiba, ouro na categoria médio; e outros três curitibanos atletas da natação, todos com três medalhas individuais: Fernanda de Goeij (ouro nos 200m medley, ouro nos 100m costas e prata nos 50m costas), Arthur Vinicius Lopes (ouro nos 50m livre, ouro nos 100m livre e bronze nos 50m borboleta) e Rafaela Raurich (ouro nos 100m livre, prata nos 200m livre e bronze nos 400m livre). Todos eles, também bolsistas TOP 2016.

O presidente da Federação Paranaense de Desporto Escolar, Clesio Prado, comentou o desempenho do Paraná na Seletiva: “Os resultados foram bem expressivos, salientando que o nível técnico em todas as modalidades foi altíssimo. Ter representantes do Paraná na Seleção Brasileira Escolar em sua primeira participação oficial na Gymnasiade será um divisor de águas para o desenvolvimento do desporto escolar no Paraná, já que temos uma competição muito forte e abrangente organizada pelo Estado (os Jogos Escolares do Paraná). Agora, é trabalharmos para unirmos forças e oportunizar ainda mais condições às escolas, professores e principalmente aos nossos alunos/atletas a representarem o Paraná e também o Brasil em competições internacionais”.

ATLETISMO

Jeferson Alberto dos Santos – ouro – 800m rasos
Pâmela de Carvalho Dias –  ouro – 800m rasos
Thiago Bertelli Sanches – ouro – salto em altura
Weslley Bevilaqua Beraldo – ouro – 110m barreira
Equipe Feminina – ouro – revezamento medley B
Weslley Bevilaqua Beraldo – prata – salto em distância
Fernanda Martins Silva – prata – 1.500m
Equipe Masculina – prata – revezamento medley B
Willian Dereste Lima – bronze – lançamento de dardo
Lucas Luan Canuto – bronze – 200m com obstáculos
Equipe Masculina – bronze – revezamento medley A
Guilherme da Silva Freres – bronze – 3.000m
Vitor Gabriel Motin – bronze – lançamento de disco
Loraine Fernanda M. dos Santos – bronze – salto em distância

GINÁSTICA RÍTMICA

Heloisa Bornal – ouro – individual geral
Heloisa Bornal – ouro – arco
Heloisa Bornal – ouro – maças
Heloisa Bornal – prata – corda
Heloisa Bornal – bronze – bola
Karine Walter – bronze – arco
Equipe Paraná – bronze – conjunto


JUDÔ

Luanh Saboya F. Rodrigues – ouro – médio
Ana Alexia de Camargo – prata – pesado
Beatriz Helena dos Ponte – bronze – super ligeiro
Natasha Padilha Ferreira – bronze – ligeiro
Eduarda Souza Darmieli Silva – bronze – médio
Herus Araujo Ditzel Neo –  bronze – meio-leve
James William X. Camargo – bronze – leve
Gabriel Schlichta Adriano – bronze – meio-médio
Vitor Henrique de Souza – bronze – pesado

KARATÊ

Caroline Gillo Moreira – prata – kumite -52kg
Biron Fiamoncini Penteado – prata – kumite -70kg

NATAÇÃO

Fernanda de Goeij – ouro – 200m medley
Arthur Vinicius Lopes – ouro – 50m livre
Stefan Piasecki Kaminski –  ouro – 50m peito
Fernanda de Goeij –  ouro – 100m costas
Rafaela Trevisan Raurich –  ouro – 100m livre
Arthur Vinicius Lopes – ouro – 100m livre
Equipe Feminina A – ouro – 4x100m livre
Luiza de Goeij – prata -100m peito
Rafaela Trevisan Raurich – prata – 200m livre
Luiza de Goeij – prata – 50m peito
Fernanda Rafaela Andrade – prata – 50m borboleta
Felipe Brotto Lemos – prata – 400m medley
Fernanda de Goeij – prata – 50m costas
Sanny Souza Marques – prata – 200m peito
Equipe Masculina A – prata – 4x100m medley
Arthur Rodrigo Cury – bronze – 200m livre
Luan de Freitas Sirilo – bronze – 50m peito
Rafaela Trevisan Raurich – bronze – 400m livre
Letícia Correa Mendes – bronze – 200m borboleta
Felipe Brotto Lemos – bronze – 200m borboleta
Luan de Freitas Sirilo – bronze – 100m peito
Sanny Souza Marques – bronze – 100m borboleta
Arthur Vinicius Lopes – bronze – 50m borboleta
Pedro Henrique Caires – bronze – 400m medley
André Sprenger Graczyk – bronze – 50m costas
Stefan Piasecki Kaminski – bronze – 200m peito
Equipe Feminina A – bronze – 4x100m medley

Related Posts

Facebook Comments