Basquete Cadeirante tem etapa decisiva

A cidade de Maringá será o centro das atenções do basquete em cadeira de rodas do Paraná durante o próximo final de semana. Nesta sexta-feira (25) começam as finais do campeonato estadual, que definirá os campeões das Divisões A e B da competição. Serão quatro equipes em cada uma das divisões, jogando entre até o próximo domingo (27). O time que obtiver o maior número de vitórias será proclamado campeão. O Campeonato paranaense foi precedido de uma primeira etapa, realizada nas cidades de Cascavel e Castro, onde as oito equipes participantes jogaram entre em turno único. A ordem de classificação geral definiu as quatro agremiações classificadas para o quadrangular da divisão A, e as quatro equipes que vão disputar o título da divisão B.                                                                            
Na elite do basquete em cadeira de rodas do Paraná disputarão a medalha de ouro a Duque/ADPF/Fênix, de Curitiba, Cascavel/Unimed/APAC, UDF/Harpia da Fronteira, de Foz do Iguaçu, e Tubarões/MM/Fundesp/LDPG, de Ponta Grossa. A disputa deste ano está acirrada, sem prognóstico de favoritismo. A Duque, segundo lugar da etapa de classificação, vem forte na temporada, sendo o time que representou o Paraná no Campeonato Brasileiro da 3ª divisão. Já Cascavel, primeira colocada da primeira fase, fez quatro contratações de jogadores experientes no bcr brasileiro, e surpreendeu a todos ao derrotar na fase de classificação as três maiores forças da modalidade no Paraná de 2015. Já a UDF/Harpia da Fronteira tem apresentado evolução contínua no seu jogo, e vendeu cara as três derrotas sofridas na primeira etapa. Os Tubarões/MM defenderão o tri-campeonato estadual. É o único time do Paraná campeão oficial pela FPRBCR, mas perdeu força com as lesões de dois dos seus principais jogadores. Mas, certamente não se entregará fácil aos seus adversários.
Na divisão B a disputa do título está entre o Kings/Sicob/Maringá, ADFG/Lobos, de Guarapuava, e o Caramuru/Falcão/Castro. A disputa ainda terá como convidada a equipe recém formada de Pinhais. Maringá voltou as disputas do estadual neste ano. Em alguns jogos não pode contou com alguns dos seus principais atletas, que certamente estará presentes na disputa do título em casa. Guarapuava vem com um trabalho reformulado, e quer surpreender seus adversários. Já Castro renovou completamente sua direção, chamando novos jogadores e fortalecendo seu treinamento. É certamente o time que mais evoluiu na temporada. Pinhais tem como base o time do Pinguins do Sul, extinto no meio da temporada. Uma nova diretoria foi montada, e a equipe da região metropolitana de Curitiba atuará somente na condição de convidada. As partidas acontecem a partir das 16 horas desta sexta-feira, no Ginásio Valdir Pinheiro, na Vila Olímpia, em Maringá.
Competição marca o encerramento do ciclo de Ben Hur Chiconato
Ao ser convidado pelo empresário Márcio Pauliki para dirigir o time dos Tubarões/MM, em 2009, o técnico Ben Hur Chiconato nem imaginava que um dia lhe caberia a responsabilidade de dirigir a entidade maior do basquete em cadeira de rodas do Paraná. Articulador e com bom envolvimento com as demais equipes, rapidamente ele conquistou a confiança de todos. A FPRBCR tinha pouca atuação desde 2006 quando foi criada. A necessidade de organização fez com que fosse promovida uma eleição em 2013, e o técnico pontagrossense colocou seu nome a disposição. Eleito por unanimidade, Ben Hur, juntamente com seu vice, Nivaldo Menin, colocou em pratica ações de reformulação, dentro e fora de quadra. Assim, de simples torneios, organizados ocasionalmente por algumas cidades, o Paraná passou a contar com seu campeonato estadual, sendo na atualidade a segunda maior competição em número de equipes do Brasil. Depois de quatro anos o dirigente está perto de encerrar seu mandato. A eleição para a nova presidência acontece em fevereiro de 2017, com a entidade tendo realizado quatro grandes campeonatos estaduais, e, com o apoio das demais equipes, promovido a melhora contínua da modalidade no estado. “Acredito que demos nossa contribuição. Agora é o momento de um novo presidente dar sequência a este trabalho, e se possível, melhorá-lo ainda mais. Agradeço à todos pela confiança e dedicação nestes quatro anos de gestão”, encerrou o dirigente.
Posted in:
About the Author

Osires Nadal Júnior

Locução em autódromo, estádio, rádio, tv, palestra, cerimonial, formatura. Pauteiro, reporter, produtor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *